Economia Titulo
EUA relaxam controle sobre a exportaçao de supercomputadores
Do Diário do Grande ABC
04/08/2000 | 17:00
Compartilhar notícia


A Casa Branca relaxou o controle sobre a exportaçao de supercomputadores para alguns países, entre eles o Brasil. A declaraçao foi feita no final da quinta-feira pela Casa Branca. O governo americano divide em quatro grupos os países em relaçao à exportaçao de supercomputadores. Os países 'tier one' podem adquirir supercomputadores sem a autorizaçao prévia do governo americano.

Foram beneficiados pela medida, além dos países da Europa Ocidental, Argentina, Austrália, Brasil, Canadá, Hungria, Japao, México, Nova Zelândia, Polônia e República Checa.

Já os países classificados como 'tier two' podem adquirir sem prévia autorizaçao da Casa Branca computadores capazes de efetuar até 45 mil Mops (Milhoes de Operaçoes Por Segundo). Antes, a medida valia para os computadores de 33 Mops. Fazem parte dessa lista, além dos países latino-americanos nao classificados como 'tier one', Estônia, Coréia do Sul, países do sudeste asiático e grande parte da Africa.

Os países da terceira categoria - India, Paquistao, Oriente Médio e Egito, países da antiga Uniao Soviética, China, Vietna e Europa Central - estao autorizados a importar computadores de 28 mil Mops, informou a Casa Branca.

O embargo total à exportaçao de supercomputadores continua mantido para países da quarta categoria: Iraque, Ira, Coréia do Norte, Cuba, Sudao e Síria.

Embora a maioria das aplicaçoes dos supercomputadores seja para fins pacíficos, os EUA temem que eles sejam usados para fins bélico-militares. Daí a restriçao norte-americana à venda dessas máquinas especiais.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;