Economia Titulo
Europa veta fusão entre General Electric e Honeywell
Das Agências
03/07/2001 | 13:22
Compartilhar notícia


A Comissão Européia (CE) vetou nesta terça-feira a fusão entre General Electric (GE) e Honeywell, provocando pela primeira vez o fracasso de uma aliança entre dois grupos norte-americanos.

O projeto de fusão, estimado em cerca de US$ 45 bilhões, era considerado um dos mais importantes de todos os tempos em termos financeiros. A recusa final, que já era esperada, foi ratificada pelo Colégio de Comissários Europeus, em sua reunião semanal em Estrasburgo.

De acordo com um comunicado da Comissão, a fusão teria 'criado ou reforçado posições dominantes' em 'vários setores' do mercado aeronáutico.

A GE não aceitou se submeter às exigências dos serviços da competência de Bruxelas, que determinaram, em primeiro lugar, que o grupo vendesse uma parte significativa da sua sociedade de leasing de aviões GECAS.

A fusão GE-Honeywell recebeu o aval das autoridades americanas, sendo esta a primeira vez em que a Comissão Européia se opõe sozinha a uma fusão entre dois grupos norte-americanos desde que adquiriu o direito de controle sobre as concentrações industriais, em 1989.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;