Setecidades Titulo
Médica dá diagnóstico errado em UBS de Diadema
William Cardoso
Do Diário do Grande ABC
05/05/2009 | 07:37
Compartilhar notícia


Conselheiros de Saúde de Diadema denunciam um caso de negligência que teria ocorrido na UBS (Unidade Básica de Saúde) da Vila Nova Conquista na última quinta-feira. Uma babá foi diagnosticada com gripe, quando, na realidade, sofria de meningite meningocócica. Ela seguia internada em estado grave na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) do Hospital Emílio Ribas, na Capital, até o fechamento desta edição.

A trajetória de Kátia Aparecida Moreira Braga, 24 anos, entre a sua casa e a unidade hospitalar de São Paulo começou na manhã de quinta. Por volta das 7h, ela buscou ajuda na UBS da Vila Nova Conquista.

A clínica geral Marines Atallei diagnosticou gripe. Receitou dipirona sódica, Mucosolvan e uma injeção de Plasil. A paciente foi liberada e ouviu que deveria ficar em repouso na própria casa. "Não mediu a pressão, nem usou instrumento para averiguar o estado da minha sobrinha", afirma a tia da babá, Maria da Ajuda Moreira, 48 anos.

No início da tarde, Kátia ainda não havia apresentado melhora, o que despertou a preocupação da família. Maria da Ajuda chamou então o Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), mas foi informada de que teria de fazer a transferência com o auxílio de vizinhos ou parentes, porque o caso não era grave o suficiente para necessitar da intervenção de ambulância.

Com a ajuda de um vizinho, a babá foi levada novamente à UBS da Vila Nova Conquista. Solicitou nova consulta com a médica que prestou atendimento pela manhã. A clínica teria se recusado a examinar a paciente mais uma vez, recomendando a aplicação de uma injeção antialérgica, o que provocou a revolta da tia de Kátia.

Depois de presenciar a cena, uma médica pediatra e a diretora da unidade foram até a maca onde estava a paciente. Notaram a gravidade do caso e iniciaram os primeiros socorros. A pediatra suspeitou que se tratava de meningite meningocócica e solicitou transferência para o Pronto-Socorro Municipal, onde o diagnóstico foi confirmado.

De Diadema, a babá foi levada para o Hospital Emílio Ribas, onde permanece internada em estado grave. O caso provocou revolta também no conselheiro de saúde da UBS, Cícero Monteiro Cavalcante. "O fato de ordenar que fosse dada uma injeção sem ao menos examiná-la é sério."

A Prefeitura de Diadema informou que a paciente recebeu atendimento no período da manhã e foi medicada, sendo orientada a retornar à UBS diante de qualquer alteração.

O quadro teria evoluído rapidamente até o início da tarde para meningite, e a partir daí foram tomadas as medidas necessárias. Procurada ontem, a médica Marines Atallei não se pronunciou. A Secretaria de Saúde do município ressaltou que o tratamento foi adequado, mas, mesmo assim, vai apurar os procedimentos adotados.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;