Cultura & Lazer Titulo
'Garota de Ipanema' é processada
Alessandro Soares
Do Diário do Grande ABC
Com Agências
11/07/2001 | 15:58
Compartilhar notícia


A famosa Garota de Ipanema, a ex-modelo Helô Pinheiro, está sendo processada por parentes de Tom Jobim e Vinicius de Moraes, autores de uma das mais famosas músicas brasileiras, acusada de explorar comercialmente a obra.

Em 1962, o compositor e o poeta escreveram a canção Garota de Ipanema inspirados em Helô. Da mesa de um bar, eles a viam passar todos os dias a caminho da praia de Ipanema, no Rio. A viúva e os três filhos de Tom, e os cinco filhos de Vinicius, uniram-se na Justiça em um processo contra Helô.

Os herdeiros dos autores pleiteiam que a ex-modelo seja proibida de usar a imagem dos compositores, deixe de explorar comercialmente a obra e não se apresente mais como Garota de Ipanema, título pelo qual ela até hoje é reconhecida. Helô é dona da empresa Garota de Ipanema Comércio de Roupas, com uma loja em um shopping paulistano.

Helô garante que serviu de inspiração para o tema, gravado em diversos idiomas, e cantado entre outros por Frank Sinatra e Ella Fitzgerald. Essa história ela conta na biografia Por Causa do Amor (Olho D’Água, 120 págs.,), lançada em 1996. Entre outros casos, Helô também fala de um “quase namoro” com Jobim, quando era adolescente e virgem e ele, casado.

A partir do lançamento da música, Helô mudou de vida. A adolescente que pretendia estudar Magistério e levar a vida como dona de casa passou por uma intensa carreira artística. Freqüentou as rodas culturais cariocas, foi modelo fotográfico, atuou em comerciais, programas de televisão e novelas. Atualmente, vive mais em São Paulo do que no Rio.

Hoje, depois de atuar no programa humorístico Zorra Total da Rede Globo ao lado de sua filha, a também modelo e atriz Ticiane Pinheiro, Helô se prepara para estrelar uma série cômica na TV Gazeta no segundo semestre. Os episódios mostrarão o dia-a-dia de um spa. No elenco, Beth Guzzo, Márcia Real, Alexandre Frota, David Cardoso, Jonas Melo. A produção é do ator Evê Sobral, que comanda o Viva o Show na Gazeta.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;