Política Titulo BRIGA
Vereadores de S.Bernardo batem boca

Ary de Oliveira aponta manobra de Fábio Landi para receber dois salários; pessedista nega

Rogério Santos
do Diário do Grande ABC
09/02/2012 | 07:26
Compartilhar notícia


Em mais uma sessão marcada pela morosidade na Câmara de São Bernardo no retorno do recesso parlamentar, a troca de farpas entre os vereadores Ary de Oliveira (PSB) e Fábio Landi (PSD) foi o destaque.

O socialista criticou o fato de o pessedista, que é médico concursado da prefeitura desde 1995, mas se licenciou do cargo ao ser eleito vereador em 2008, ser contratado da Fundação ABC, autarquia que presta serviços para a Prefeitura. Segundo Ary, essa seria uma manobra para o parlamentar receber dois salários pagos com dinheiro público. "Se isso não é ilegal, é no mínimo imoral", esbravejou.

Landi rebateu as críticas. "Licenciei-me do cargo na Prefeitura para assumir meu mandato , não há nada errado nisso", alegou.

O entrevero começou após chegar ao plenário requerimento de autoria do vereador Luiz Francisco da Silva, o Luizinho (PT), com pedido de conglaturação aos dois anos de funcionamento da UPA (Unidade de Pronto Atendimento 24 horas) da Vila São Pedro. O oposicionista Admir Ferro (PSDB) foi à tribuna para questionar algumas ações da Prefeitura na Saúde, citando o nome de Landi, que é médico.

Landi, então, tomou a palavra e exaltou as ações do prefeito Luiz Marinho (PT) na área e teceu algumas críticas à gestão do ex-prefeito William Dib (PSDB). Nesse momento, Ary tomou a palavra e o clima esquentou.

"Ele começou a falar que a Saúde na cidade está perfeita e que o govenro anterior não fez nada. Isso não é verdade", afirmou Ary.

O princípio de tensão entre os parlamentares deu mostras de que a disputa eleitoral vai refletir no Legislativo, aumentando a tensão entre entre governistas e oposição.

"Daqui para frente pode aparecer algum projeto que envolva elogio ou crítica (ao governo) que trará esse debate. Tem de ter um pouco mais de cuidado na tribuna", disse o presidente da Câmara, Hiroyuki Minami (PSDB).

 

ATO LEGAL

Apesar dos indícios de favorecimento praticado por Landi, o advogado especialista em Direito Público Alberto Rollo avalia que, a princípio, o que o parlamentar faz não é ilegal. "Ocupar duas funções públicas não é problema, desde que não haja imcompatibilidade de horário, com uma atividade sobrepondo a outra", afirma. Silvio Garrido, outro especialista, segue na mesma linha. Segundo ele, ao deixar o posto na Prefeitura, Landi não está cometendo irregularidade.

 

Comissão que fiscaliza reforma faz primeira reunião

A comissão provisória responsável por acompanhar as obras na reforma da Câmara de São Bernardo iniciou ontem os trabalhos. Após reunião, os vereadores Marcelo Lima (PPS), Admir Ferro (PSDB) e Ary de Oliveira (PSB) deliberaram as primeiras decisões.

O grupo vai solicitar à mesa diretora da Casa documentos sobre a medição da intervenção, do processo de licitação e os pagamentos efetuados até o momento.

"É um trabalho árduo, sem dúvida. Pedimos que toda a documentação seja encaminhada até segunda-feira, para na próxima reunião fazermos uma análise", explicou o popular-socialista.

A iniciativa para acompanhar as obras no prédio do Legislativo, orçada em R$ 28,4 milhões, partiu da bancada de situação, por meio de requerimento do vereador Fabio Landi (PSD).

Desde o início, os situacionistas se mostraram contrários à intervenção, que demoliu o Palácio João Ramalho. Para que a matéria fosse apreciada em plenário, eram necessárias 11 assinaturas, mas nas duas sessões que os governistas tentaram a manobra, conseguiram apenas 10 rubricas, correspondentes ao número de governistas na Casa.

Por conta disso, o chefe do Legislativo, Hiroyuki Minami nomeou Lima, que preside a Comissão Permanente de Fiscalização de Contratos e Convênios para encabeçar a fiscalização da obra.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;