Cultura & Lazer Titulo
Vitrine da produção recente
Sara Saar
Do Diário do Grande ABC
28/09/2011 | 07:30
Compartilhar notícia


Originalmente dedicado à produção em vídeo, o Festival Internacional de Arte Eletrônica se amplia em resposta às demandas do circuito. Sem restrição de suportes, agora é intitulado Festival Internacional de Arte Contemporânea Sesc_Videobrasil. "Antigamente não encontrávamos vídeos em museus. Hoje, essa é uma história superada", conta a curadora geral, Solange Farkas.

Vídeos, instalações, performances, objetos, pinturas, publicações e fotografias integram a mostra competitiva "Panoramas do Sul", um dos eixos do festival, que mapeia a produção recente de diferentes regiões do mundo: América Latina, Leste Europeu, Oceania, Ásia, Oriente Médio e África.

Sediada no Sesc Belenzinho, em São Paulo, a partir de sábado, a mostra reúne obras de 97 artistas, selecionados entre 1.295 inscritos. Há desde participantes conhecidos, a exemplo do australiano Shaun Gladwell, até nomes que começam a circular em mostras internacionais, caso do ítalo-chileno Gianfranco Foschino.

Com indagações que não se circunscrevem ao universo das artes visuais, os trabalhos foram agrupados em "Paisagem Política", "Natureza e Cultura", "Cartografia do Acesso" e "Objetos Ópticos". "Esses recortes representam chaves de leitura, para ajudar o público a entender os trabalhos", explica Solange.

A mostra dará aos artistas escolhidos por júri internacional um prêmio em dinheiro, no valor de R$ 45 mil, e oito prêmios-residência em países como Holanda, França e Bolívia.

ARTISTA CONVIDADO
Com instalações que ficam distribuídas entre o Sesc Belenzinho, o Sesc Pompéia e a Pinacoteca do Estado, o artista dinamarco-islandês Olafur Eliasson fará a sua primeira mostra individual na América Latina. Trata-se de "Olafur Eliasson: Seu Corpo da Obra", outro eixo do festival, que poderá ser conferido a partir de sábado.

Com curadoria do alemão Jochen Volz, radicado em Belo Horizonte, a exposição abarca dez instalações site-specifics, que foram criadas pelo artista em resposta aos estímulos provocados pela cidade.

Conhecido pelos projetos de grande escala, casos de "New York City Waterfalls" (2008) e "Weather Project" (2006), Eliasson exibe trabalhos que devem estimular o público a experimentar a percepção de cor, orientação espacial e outros modos de envolvimento com a realidade. 

17º Festival Internacional de Arte Contemporânea: Panoramas do Sul Mostra competitiva. Abre no sábado. No Sesc Belenzinho - Rua Padre Adelino, 1.000, São Paulo. Tel.: 2076-9700. Visitação: de terça a sexta-feira, das 9h às 22h; aos sábados, das 9h às 21h, e domingos e feriados, das 9h às 20h. Grátis. Até 11/12. Olafur Eliasson: Seu Corpo da Obra Exposição. Abre no sábado, às 11h. No Sesc Belenzinho e no Sesc Pompéia (até 29/1) e na Pinacoteca do Estado (até 8/1). Grátis.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;