Setecidades Titulo
Vereadores querem afastar reitor
Adriana Ferraz
Do Diário do Grande ABC
21/09/2007 | 07:28
Compartilhar notícia


A maioria dos vereadores acatou quinta-feira o pedido feito por professores e alunos da Fundação Santo André. Uma comissão de assuntos relevantes foi criada para investigar denúncias contra a gestão do reitor Odair Bermelho.

A primeira recomendação do grupo deve ser o afastamento temporário de Bermelho, já na próxima semana. Entre as principais acusações contra ele estão o endividamento da fundação, o aumento exagerado de cargos comissionados (o número pulou de dois para 38) e a quantidade de viagens internacionais feitas pelo reitor às custas, supostamente, da fundação.

“Ele já conheceu o mundo todo com o dinheiro da faculdade. O afastamento dele é essencial para a recuperação da Fundação Santo André. A Câmara fez o que o prefeito da cidade não fez. Ele perdeu uma grande oportunidade de dialogar com a sociedade”, disse o professor de Geografia Ricardo Alvarez.

A pressão pela saída de Bermelho é reforçada por um grupo fechado de professores e alunos que realizam assembléias diárias por mudanças na administração da faculdade. Segundo esses profissionais, entre eles o vice-reitor, Oduvaldo Cacalano, a ação violenta da polícia foi autorizada pela reitoria.

Versão oficial - Passada uma semana da invasão, Odair Bermelho resolveu falar. Amparado pela assessoria de comunicação da fundação, o reitor apresentou sua versão em entrevista coletiva em hotel de São Bernardo.

“Não autorizei a ação da tropa de choque da polícia. Não sei de quem partiu a ordem. Isso será investigado. Sou contrário a qualquer forma de violência”, afirmou.

Questionado sobre sua permanência à frente da fundação, Bermelho foi direto. “Sinto-me em condições de ficar no cargo, sim. Tenho um abaixo-assinado da Faeng (Faculdade de Engenharia), da Faeco (Faculdade de Administração e Economia), da comissão de docentes e da organização do vestibular. Meu emprego não está em risco.”



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;