Economia Titulo
Casas Bahia prepara corte nos juros do crediário
21/09/2003 | 19:52
Compartilhar notícia


  A empresa de comércio varejista Casas Bahia, sediada em São Caetano, deve abrir 15 novas lojas até o fim do ano, e acredita que as recentes medidas adotadas pelo governo – queda nos juros, financiamento para a linha branca (eletrodomésticos) e o microcrédito – vão produzir aumento de consumo. A avaliação é de Celso Amâncio, diretor de crédito da Casas Bahia.

Ele afirmou que a empresa deve reduzir as taxas de juros também no crediário nesta semana. Atualmente, as taxas de juros médias nas lojas da Casas Bahia estão em 5,9% ao mês. Ele lembra que, em algumas linhas de crédito, há o financiamento da compra “sem juros”. A empresa possui 335 pontos-de-venda, que deverão chegar a 350 até o fim do ano.

As vendas na Casas Bahia são divididas em 85% a crédito (carnês), 11% com o uso de cartões de crédito e os restantes 4% (à vista). Amâncio disse que o empréstimo para a linha branca a ser concedido pela Caixa Econômica Federal e pelo Banco do Brasil deve estimular as vendas. “O cliente poderá pagar a compra à vista ou mesmo complementar o crediário na Casas Bahia”, disse Amâncio. Ele afirmou ainda que o governo, ao incentivar as operações de microcrédito para empréstimos de R$ 200, deve aquecer o consumo. “Os consumidores ficam com maior poder de compra.”

Ele descartou a possibilidade de que a Casas Bahia se torne correspondente bancário (represente bancos em suas lojas). Segundo ele, atualmente a empresa já possui 13 milhões de clientes, sendo oito milhões no crediário, e que pagam prestações todo mês. “Ser correspondente bancário é interessante para lojas que precisam ampliar substancialmente o fluxo de público em suas lojas. A Casas Bahia investe muito em relacionamento e fidelização.”

Segundo o executivo, 72% das pessoas que fizeram compras em agosto pelo crediário na Casas Bahia já eram clientes. Ele afirmou que 86% das propostas de pedidos de crédito são concedidas pela companhia, e a inadimplência média é de 8% da carteira.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;