Setecidades Titulo
Lâmpadas acesas no ABC ignoram apagão
Sergio Campos
Do Diário do Grande ABC
14/05/2001 | 19:37
Compartilhar notícia


Lâmpadas de postes acesas dia e noite ainda são comuns nas ruas do Grande ABC, apesar do iminente corte de energia elétrica que deve atingir todo o país. Em três horas percorrendo a região, a reportagem do Diário encontrou ontem 42 vias públicas com as luzes acesas durante o dia. As cidades mais atingidas são Santo André, São Bernardo, Mauá e Ribeirão Pires. Segundo o diretor da Eletropaulo – responsável pelo sistema de energia elétrica –, Vicente Bruno Todaro, existem 122 mil lâmpadas na região, mas apenas 7 mil delas apresentariam defeito, permanecendo 24 horas acesas ou apagadas. Todaro reconhece o desperdício: “Uma lâmpada acesa 24 horas representa desperdício de 90 kilowatts por mês. O que é inadmissível no momento de escassez de energia que estamos passando no país”, comentou.

Segundo o diretor, as luzes de iluminação pública permanecem acesas durante o dia em razão de um defeito no dispositivo de fotocélulas que controla o sistema das lâmpadas. “Em geral, isso acontece quando há raios durante as chuvas, porque o clarão forte das descargas elétricas pode danificar esse dispositivo, que é sensível à claridade, e o deixa incapaz de distinguir quando deve ligar ou desligar as lâmpadas. A poluição e o desgaste do equipamento também podem danificá-lo.”

Para detectar as vias com defeito na iluminação pública, atualmente a empresa faz rondas nos municípios. “É uma forma de nos antecipar às solicitações da população. Mas dependemos também do auxílio da população para denunciar pontos de defeitos”, disse o diretor. Ele informou também que a equipe de manutenção no Grande ABC dispõe de 500 homens contratados e 500 terceirizados.

Atendimento – Os moradores das ruas que têm lâmpadas defeituosas, porém, reclamam da dificuldade de ter suas reclamações resolvidas pela empresa, que disponibiliza o telefone 0800-196196 para o atendimento ao consumidor. Algumas ruas aguardam vários dias e outras até semanas por uma manutenção.

O diretor reconhece a falha no serviço de manutenção, mas justifica que a Eletropaulo vem tomando várias providências para reverter a situação. Entre elas, a descentralização da empresa, que criou duas regionais de diretoria para a região. Outra medida foi criar duas linhas telefônicas exclusivas para o Grande ABC (4469-4113 e 4469-4123 ), para atender as reclamações e pedidos de manutenção da região. “O 0800 fica na capital e havia dificuldade para gerenciar as solicitações da região. Por esses novos telefones, é possível atender o pedido de manutenção entre duas horas e 12 horas”, disse ele.

“A meta da Eletropaulo é atingir índices mínimos de defeitos no sistema de iluminação no Grande ABC, que possui 122 mil lâmpadas – 37 mil em Santo André, 26 mil em São Bernardo, 13 mil em São Caetano, 16 mil em Mauá, 15 mil em Diadema, 11 mil em Ribeirão Pires e 4 mil em Rio Grande da Serra.

A diminuição dos índices de defeito, de acordo com Todaro, depende também de os municípios renovarem as instalações elétricas das vias, que, “em geral, são desgastadas e com sistemas antigos”. Ele lembrou que Santo André, que recentemente renovou o sistema, tem o menor índice de defeitos na iluminação pública.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;