Cultura & Lazer Titulo
São Bernardo abre encontro de cultura popular
Melina Dias
Do Diário do Grande ABC
12/08/2008 | 07:00
Compartilhar notícia


O clichê ‘caldeirão cultural' aqui é inevitável. São Bernardo abre nesta terça-feira o Encontro de Culturas Populares Tradicionais, que reunirá e debaterá manifestações populares nordestina, afro, européia, nipônica - envolvendo artistas de várias cidades do Grande ABC. A extensa programação gratuita inclui debates, espaços de diálogo, cinema, exposição e intervenções de rua. Tamanha mobilização gera frutos?

Para Moreira do Acopiara, cordelista e escritor cearense radicado em Diadema, definitivamente sim. A arte de transformar a vida em versos mudou se destino. "Tive a sorte de ter uma mãe que tinha bom gosto literário, apesar de pouca escolaridade. Encontros como esse aproximam o povo da cultura. E sempre plantamos sementes", diz ele, que lançou seu primeiro livro aos 32 anos e vive somente de poesia há apenas dez anos.

A palavra "tradicionais" não está à toa no nome desse encontro inédito. Ditinho da Congada, responsável pela primeira das apresentações artísticas da programação, no domingo (dia 17), às 16h, no Parque Municipal Engenheiro Salvador Arena, ressalta que foram convidados grupos que realmente batalham há décadas para manter "suas raízes".

"Depois de resgatarmos a cultura da (dança) congada com nossos parentes em Minas, estamos na batalha (no Parque São Bernardo) desde os anos 1980. Hoje, o grupo é de 50 pessoas, sendo que 60% pertencem à mesma família", exemplifica.

Outro fato que entusiasma o líder do clã dos Lemes é se apresentar na cidade onde mora, o que parece mais difícil do que se imagina. "Santo de casa não faz milagre", brinca.

Um bom exemplo da diversidade do encontro é a presença do Bicchieri d'Oro, coral do Riacho Grande, criado em 1983 com o objetivo de manter a tradição musical trazida pelos imigrantes italianos do Norte da Itália, principalmente das regiões do Vêneto e Toscana.

Já a Comunidade Negra do Campanário, criada em 1997, em Diadema, apresenta o espetáculo Oferendas, que representa o "fortalecimento da energia do ser humano com o universo".

Os espanhóis estão representados pelo Grupo Folclórico da Espanha: Lembranza y Agarimo, com danças como gran pandeirada, baile da ribeira e jota dos canteiros. O Diário publica a programação completa dos shows no domingo.

Informações e inscrições para as palestras com especialistas em cultura popular já podem ser feitas pelo telefone 4336- (ramais 8237 e 8421) ou pelo endereço eletrônico palestrasedebates@gmail.com

Nesta terça-feira, para marcar a abertura do encontro, será aberta exposição com obras de Waldomiro de Deus e Climério Cordeiro, pintores naïfs, pertencentes ao acervo da Pinacoteca da cidade.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;