Setecidades Titulo
Prefeitura começa a demolir ponte
Marco Borba
Do Diário do Grande ABC
19/09/2006 | 22:17
Compartilhar notícia


Foram iniciadas terça-feira as obras de demolição da ponte da avenida Almirante Dellamare, na divisa entre São Caetano e o bairro do Heliópolis, na Capital. No local será construída uma nova passagem sobre o ribeirão dos Meninos, um metro mais alta, para dar mais fluidez à água nos dias de chuva forte. A obra deve ser concluída em 120 dias.

A construção da nova ponte faz parte do plano elaborado entre a Prefeitura e o governo do Estado para combater as enchentes na avenida Guido Aliberti, um dos principais corredores da cidade e referência para quem pretende pegar as avenidas Presidente Wilson e dos Estados.

A ponte será refeita em duas etapas. Para a primeira fase, houve a interdição de uma das pistas no sentido São Paulo-São Caetano da Almirante Dellamare. Concluída esta fase, a interdição ocorrerá no trecho oposto. Nos dias de cheias, a ponte se torna um obstáculo para a água.

De acordo com o diretor do DAE (Departamento de Água e Esgoto de São Caetano), Júlio Marcucci Sobrinho, a obra será feita em duas fases para evitar maiores prejuízos ao trânsito. “Não tínhamos outra alternativa.”

Segundo explicou Marcucci, a ponte ficará cerca de 2,3 metros mais alta. “É que além de fazer uma mais alta, também afundaremos o leito do ribeirão dos Meninos.”

O plano de combate às enchentes prevê ainda a construção de uma nova ponte, também cerca de 2,3 metros mais alta, na esquina da rua Bartalini com a avenida Presidente Wilson. Deste ponto, a Prefeitura de São Paulo terá de remover 17 famílias, A previsão é de que isso ocorra nos próximos dias.

Pelo cronograma do Estado e da Prefeitura, as intervenções não deverão ser concluídas antes de janeiro, justamente quando ocorrem os alagamentos em São Caetano. O alteamento da ponte da Presidente Wilson também deve durar 120 dias.

O plano prevê ainda a construção de um muro de 2 metros de altura, que vai conter as águas ao longo da avenida Guido Alibertti. no trecho do piscinão, entre a avenida Almirante Dellamare e a rua São Paulo, e promover o desassoreamento do córrego.

No mesmo trecho serão instaladas tubulações para bombear a água para dois reservatórios. A construção das duas pontes está orçada em R$ 2,6 milhões.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;