Nacional Titulo
Termina rebelião em Carumbé (MT); reféns são libertados
Do Diário OnLine
31/10/2001 | 15:07
Compartilhar notícia


A rebelião na Penitenciária Regional do Carumbé, em Cuiabá, Mato Grosso, terminou nesta tarde de quarta-feira, após 48 horas. Os detentos permitiram a entrada do carro do IML (Instituto Médico Legal) para retirada do corpo de Paulo Alto dos Santos, morto no início do motim a golpes de armas artesanais. Os agentes penitenciários Antônio Inácio Silva e Délio Rodrigues Duque, que estavam como reféns, foram libertados e levados para exames no Pronto-Socorro de Cuiabá. Apesar disso, eles não sofreram agressões e passam bem.

De acordo com o capitão Alexandre Maia, do comitê de negociações, a Secretaria da Segurança não atendeu todas as reivindicações dos presos. Entre elas estão realização de saneamento básico, atendimento médico e odontológico, revisão das penas, instalação de ventiladores, geladeiras e aparelhos de TV nas celas, que os parentes possam entrar com comida durante as visitas de domingo, e a saída do diretor do presídio, Epídio Onofre Claro. Nesta manhã, os negociadores haviam dito que atenderiam 90% das exigências, mas, por enquanto, isso não aconteceu.

Após a liberação dos reféns, policiais realizaram a operação pente-fino. Segundo a presidente da Comissão dos Direitos Humanos, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Betsey Miranda, a integridade dos detentos está garantida. Eles não sofreram nenhum tipo de punição em virtude da rebelião.

A penitenciária tem capacidade para 218 presos, mas abriga 350.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;