Setecidades Titulo
CPTM testa vagões para passeio turístico
Kelly Zucatelli
Do Diário do Grande ABC
26/08/2008 | 07:19
Compartilhar notícia
Fernando Dantas/DGABC


A CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) realizou ontem um teste com os dois vagões que serão usados no passeio turístico entre a Estação da Luz, na Capital, e a Vila de Paranapiacaba, em Santo André. A composição, que deve entrar em atividade no fim deste ano, passou pelas estações da Luz, Barra Funda, Pirituba, São Caetano e Santo André.

Os carros, com 176 lugares, foram doados para a CPTM pela ABPF (Associação Brasileira de Preservação Ferroviária). Os vagões foram criados na década de 1960 e receberam os primeiros trabalhos de modernização em 1997. A CPTM fez restauros de iluminação, revestimento de piso e recuperação das poltronas. A companhia não informou o quanto foi gasto com os trabalhos de recuperação que duraram cerca de 60 dias.

A princípio, o trem turístico funcionará apenas aos domingos, com saída da Estação da Luz às 9h e retorno para Capital às 17h50. A estação de Santo André será o único ponto de parada na região.

A tarifa para o passeio será definida entre R$ 25 e R$ 30 para quem sair da estação da Luz, mas Santo André terá preço mais barato por estar na metade do percurso de 47 quilômetros, que será feito em 80 minutos.

"A idéia é muito boa. Dará a oportunidade para que as pessoas visitem mais Paranapiacaba", disse o aposentado João José da Silva, 66 anos. "Só achei a tarifa um pouco cara. Espero que os idosos tenham desconto."

O aposentado ferroviário Nelson Gonzalez, 81 anos, ficou emocionado ao ver a composição histórica. "Trabalhei na ferrovia São Paulo Railway entre 1942 e 1954. É interessante rever esse tipo de trem em circulação" disse.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;