Economia Titulo
PIB mundial deverá se recuperar em 2010
06/08/2009 | 07:00
Compartilhar notícia


A expectativa das instituições financeiras em Wall Street é de que o PIB (Produto Interno Bruto) mundial em 2010, no cálculo do ano como um todo, mostrará reversão do declínio econômico projetado para o número relativo a 2009. A melhora econômica global esperada para este segundo semestre não aparecerá no PIB total do ano, que deve ficar no território negativo.

Para os economistas, o avanço do PIB mundial ao longo do próximo ano ocorrerá em uma taxa muito inferior ao período anterior à crise, mas está garantido pelos efeitos dos vigorosos estímulos fiscal e monetário implementados por diversos países e desova de estoques pelas corporações em escala mundial. Portanto, as incertezas concentram-se, em grande parte, para depois, em 2011.

Em Nova York, a avaliação entre economistas é de que as políticas contracíclicas devam garantir que o PIB mundial volte ao território positivo no cômputo anual em 2010, em uma faixa projetada entre 1,9% e 3,6%. Os números projetados ficam muito abaixo da taxa média de crescimento mundial de 5% por ano registrada em quatro anos até 2007, marcando o período da taxa sustentada mais elevada desde a década de 1970, segundo cálculos do FMI (Fundo Monetário Internacional).

De toda forma, de acordo com a percepção dos profissionais em Nova York, os números estimados para 2010 vão reverter a queda da atividade econômica que aparecerá na somatória do número neste ano. Ainda que as projeções para as taxas dos trimestres finais em 2009 estejam no terreno positivo, as previsões para o PIB mundial no encerramento deste ano como um todo ficam concentradas em intervalo entre -2,6% a -1,2%. Para o economista-chefe do Nomura Securities, Paul Sheard, a recuperação econômica mundial será sem brilho em 2010. Mas, acrescenta ele, "a pior recessão sincronizada desde 1930 está próxima do fim".




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;