Cultura & Lazer Titulo
Rock e política abrem festival de cinema
08/02/2008 | 07:15
Compartilhar notícia


Havia gente brigando por um lugar junto ao cordão de isolamento, na entrada do Hotel Hyatt, só para ver a chegada dos Rolling Stones para a coletiva de Shine a Light, o documentário de Martin Scorsese que inaugurou ontem o 58º Festival de Berlim.

A Berlinale é famosa como o evento de cinema que, em todo o mundo, mais valoriza o recorte político dos filmes. Para o presidente do júri deste ano, Costa-Gavras, estrela do cinema político por volta de 1970, isso se deve à própria cidade que, durante décadas, foi palco das tensões da guerra fria.

Muitos filmes políticos serão apresentados na Berlinale de 2008, mas o festival também está celebrando a música – o rock sobre Berlim. Madonna, Patti Smith, Neil Young, todos são convidados muito especiais do 58º festival.

É possível que Madonna, estreando na direção com Filth and Wisdom, provoque outro evento midiático como o de hoje, mas dificilmente conseguirá superá-lo. Shine a Light documenta o show que os Rolling Stones fizeram no Beacon Theatre, de Nova York, no outono de 2006, para a Fundação Bill Clinton. O próprio ex-presidente dos EUA aparece nas primeiras cenas, que são muito divertidas.

Um problema de trânsito fez com que a mãe de Clinton, Dorothy, se atrasasse. O concerto foi segurado por alguns minutos. Keith Richards, ao ser apresentado a Dorothy Clinton, é um modelo de ironia – “Hi Dorothy, que bom que você chegou.”

Shine a Light é basicamente o show filmado. Os Stones cantam velhas e novas músicas. Nas cenas iniciais, no quarto de hotel, Mick Jagger cantarola – “Quero champanhe/quando estou com sede.” Mais tarde, Champagne and Refresh será o mais eletrizante dos números, um diálogo de guitarras no palco que inclui a participação de Buddy Guy.

Você nunca viu nada parecido. Não é a performance ao vivo, mas Scorsese diz que usou muitas câmeras e montou, mais do que as cenas e os planos, os frames, justamente para tentar captar esse mistério que é um show ao vivo.

Celebração dos Rolling Stones, Shine a Light também permite que brilhem Christina Aguillera, Buddy Guy e o jovem Jack White, num número sensacional, do White Stripes. E há o fator Clinton. Bill, Hilary e a mãe dele, Dorothy, percorrem o filme neste ano que não deixa de ser de eleições nos EUA. Ou seja, rock e política – política, como Berlim gosta.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;