Setecidades Titulo
S.Bernardo e Diadema iniciam vacinação anti-rábica
Nicolas Tamasauskas
Do Diário do Grande ABC
05/08/2001 | 19:17
Compartilhar notícia


São Bernardo e Diadema começam nesta segunda-feira as campanhas de vacinação anti-rábica deste ano. Todos os cães e gatos com mais de três meses de idade devem ser levados aos postos das Prefeituras. A raiva afeta o sistema nervoso e é fatal em todos os casos. Os principais sintomas da doença nos animais são agressividade e dificuldade em tomar água. O ser humano pode ser contaminado por mordidas ou arranhões de animais infectados.

A Prefeitura de São Bernardo espera imunizar cerca de 48 mil animais, até o dia 27. Os postos de vacinação funcionam em escolas municipais e estaduais da cidade. Quatro equipes do Centro de Controle de Zoonoses irão se revezar nesses locais. Funcionários da Secretaria de Saúde também visitarão bairros afastados que não tiverem postos fixos.

Nesta segunda-feira, cães e gatos podem ser levados à Vila São José (Escola Estadual Brasília T. de Lima), Ferrazópolis (Escolas Estaduais Luiza Fonseca e Professor Adão Ferreira), Jardim Silvina (Escola Estadual ProfªYolanda Nascimento) e Parque Seleta (Escola Estadual Marechal Luís dos Santos).

A Vigilância à Saúde da Prefeitura assegura que a vacinação é feita com seringas descartáveis, fornecidas pela Secretaria Estadual de Saúde, evitando riscos para os animais.

Diadema terá 58 postos de vacinação, que funcionarão das 8h às 16h. A Prefeitura montou barracas em pontos de cada bairro que facilitam o acesso de moradores.

Três postos vão atender nesta segunda-feira: no Campanário (rua Albatroz, em frente à Escola Municipal de Ensino Infantil Creusa L. Pinha), na Vila Celite (avenida Brasília, próximo à avenida Água Funda) e no Jardim Tijuco (cruzamento da rua Poti com avenida Água Funda).

No ano passado, foram imunizados contra a raiva em Diadema cerca de 33 mil cães e gatos. De acordo com Milene Câmara, do Departamento de Vigilância à Saúde, a cidade recebeu neste ano 36 mil doses da vacina da Secretaria Estadual de Saúde.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;