Cultura & Lazer Titulo
Cannes tem expressiva representaçao latino-americana
Do Diário do Grande ABC
18/04/2000 | 13:59
Compartilhar notícia


A representaçao latino-americana será particularmente expressiva este ano no Festival de Cannes que terá, de 10 a 21 de maio próximo, oito filmes na seleçao oficial, um deles o brasileiro ``Estorvo' de Ruy Guerra, competindo pela Palma.

Na seçao Un Certain Regard figuram ``Lo que puedes saber sólo con mirarla', produçao americana do colombiano Rodrigo García, ``Así es la vida' do mexicano Arturo Ripstein, ``Lista de espera' do cubano Juan Carlos Tabio, ``Woman on Top', produçao americana da venezuelana Fina Torres, ``Eu tu eles' do brasileiro Andrucha Waddington e ``Tierra de Fuego' do chileno Miguel Littin.

O filme americano, ``Things you can tell just by looking at her' (Lo que puedes saber sólo con mirarla), primeiro longa de Rodrigo García, filho do escritor Gabriel García Márquez, será exibido na abertura desta seçao.

No total 23 filmes figuram na seleçao oficial em competiçao pela Palma de Ouro, oito hors concours e 22 em Un Certain Regard. Estao representados os cinemas de 24 países,levando-se em conta os curtas, segundo Gilles Jacob, delegado geral do festival.

Para Jacob, este ano Cannes será palco de um duelo entre Europa e Asia ao qual a América assistirá como aspirante e a França como ``outsider'.

O júri do festival, presidido pelo cineasta francês Luc Besson, tem nove membros, entre os quais a atriz espanhola Aitana Sánchez Gijón, o diretor americano Jonathan Demme e a atriz inglesa Kristin Scott-Thomas.

"Vatel', filme em inglês do diretor francês Roland Joffé com Gérard Depardieu, vai inaugurar o festival. ``Vatel', que tem também no elenco Uma Thurman e Tim Roth, será apresentado fora de competiçao e em estréia mundial. O filme narra a história de um célebre cozinheiro francês, considerado o inventor da gastronomia.

Finalmente, o Festival de Cannes vai homenagear especialmente Luis Buñuel, com a inauguraçao da nova sala do Palácio dos Festivais, que levará o nome do grande cineasta espanhol, a projeçao de ``Viridiana', Palma de Ouro em 1961, e uma exposiçao intitulada ``O mundo secreto de Buñuel'.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;