Cultura & Lazer Titulo
S.Bernardo dedica mês à foto
Everaldo Fioravante
Do Diário do Grande ABC
30/04/2002 | 19:19
Compartilhar notícia


A fotografia é o tema de dois eventos no Grande ABC. De quinta a 13 de junho acontece o Mês da Fotografia em São Bernardo, uma série de atrações com entrada franca. Já no terminal da EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos) Santo André Leste e Oeste começa também nesta quinta a mostra gratuita Gestos do Brasil.

No Mês da Fotografia em São Bernardo serão oferecidos cursos, palestra, encontro, workshop e ciclo de vídeos, tudo gratuito, em evento que ocupará vários espaços da cidade, como o Espaço Henfil de Cultura e o Teatro Lauro Gomes.

Para as atividades em que é necessário se cadastrar, as inscrições estão abertas. Elas também serão realizadas em diferentes locais, como o Shopping Metrópole (estande Automatika) e a Biblioteca Malba Tahan. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 4123-9182.

Cursos de fotografia (um intensivo com duração de dois dias e outros dois para adolescentes e crianças), workshop de manipulação de imagem (fotomontagem), palestra sobre fotojornalismo e lançamento de livro estão na programação.

A agenda do evento contará ainda com a exibição de filmes sobre o trabalho de importantes nomes da fotografia brasileira (Gal Oppido e Cristiano Mascaro, entre outros). As sessões acontecem na Biblioteca de Arte.

EMTU – Gestos do Brasil, em cartaz de quinta até o próximo dia 11 no terminal da EMTU Santo André Leste e Oeste, traz 60 imagens atuais captadas por fotógrafos de diversos jornais e revistas brasileiros – entre eles o Diário, representado por trabalhos de Nário Barbosa, Orlando Filho e André Henriques.

As fotografias (formatos de 40cm x 60cm a 1,2m x 2,5m) foram cedidas pela Arfoc-SP (Associação dos Repórteres Fotográficos e Cinematográficos de São Paulo) e por jornais e revistas do país. Elas foram divididas em 18 temas, nos quais figuram, por exemplo, do boxeador Popó e o músico Herbert Vianna até o cotidiano nas grandes cidades do Brasil.

De caráter itinerante, Gestos do Brasil percorrerá até o dia 20 de julho outros terminais da EMTU (São Mateus, São Bernardo, Piraporinha, Jabaquara e Diadema).

Esses espaços também estão recebendo a exposição Bienal Linha do Tempo, que já passou pelo terminal de Santo André e estará a partir desta quinta no de São Mateus. Depois, no próximo dia 16, vem para São Bernardo. As duas mostras têm patrocínio da International Paper.

Essa exposição é composta por 56 painéis de 1m x 2,20m nos quais são explorados, por meio de imagens e textos curtos, os acontecimentos históricos mundiais dos últimos 50 anos, com ênfase nas artes plásticas.

Bienal Linha do Tempo integrou a exposição Bienal 50 Anos – Uma Homenagem a Ciccillo Matarazzo, realizada em 2001 no prédio da Bienal, no Parque do Ibirapuera, em São Paulo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;