Política Titulo Provocações
Auricchio cita covardia e alfineta Pinheiro
Cynthia Tavares
Do Diário do Grande ABC
05/02/2012 | 07:09
Compartilhar notícia
André Henriques/DGABC


O prefeito de São Caetano, José Auricchio Júnior (PTB), criticou, durante reinauguração de uma ala do Hospital São Caetano, "políticos que preferem se reportar às autoridades de Santo André". "É a política da covardia", afirmou o petebista, sem citar nomes, em seu discurso.

A indireta foi para o pré-candidato do PMDB ao Paço, Paulo Pinheiro. Nos bastidores comenta-se que a articulação da campanha peemedebista é do superintendente do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), Ângelo Pavin (PMDB), e do ex-secretário de Gabinete da cidade vizinha Nilson Bonome (PMDB).

Ex-vereador de São Caetano, Pavin foi o presidente da comissão provisória interposta pela executiva estadual do PMDB que destituiu a antiga diretoria, aliada de Auricchio. Recentemente, peemedebistas ligados ao prefeito conseguiram liminar para suspender o efeito da intervenção estadual.

Pinheiro anunciou sua saída do PTB em setembro, alegando que Auricchio já tinha decidido pelo candidato do grupo governista - a assessora especial de Ação Social, Regina Maura Zetone (PTB) é a mais cotada. Desde então, ele vem sendo alvo de críticas por integrantes do grupo situacionista. Auricchio chegou a dizer que o parlamentar saiu do PTB "pelo muro do fundo" e o presidente estadual do PTB, deputado Campos Machado, chamou Pinheiro de traidor.

O pré-candidato acredita que a fala do prefeito foi uma indireta para sua ala política. "O único que me ajuda é o Pavin, que é morador da cidade. Essa celeuma (da interferência de Santo André) que foi criada não existe", avalia o vereador. O peemedebista disse que a atitude do prefeito foi desnecessária. "O ambiente ali era de festa. Não deveria envolver política", analisou.

Pinheiro aproveitou para alfinetar Auricchio, lembrando que o deputado estadual Alex Manente (PPS), com base eleitoral em São Bernardo, teve apoio incondicional do petebista na eleição de 2010. "O prefeito tem me atacado constantemente. Ele tem a candidata dele (Regina Maura), então que faça a campanha dela. Ele faça a campanha dela e eu faço a minha"

Após o evento, o chefe do Executivo não quis falar sobre a eleição municipal.

 

RENEGADOS

O chefe de Gabinete, Luiz Antonio Cicaroni (PP), e o secretário de Esportes, Gilberto Costa (PTB), que também brigam pela indicação à sucessão de Auricchio, tiveram papéis discretos no evento, diferentemente de Regina Maura, que ficou ao lado do prefeito durante toda cerimônia e recebeu elogios rasgados.

Cicaroni apenas participou da missa para abençoar o Hospital São Caetano e Gilberto sequer ficou no palanque. "Quando cheguei ao Hospital, o local estava carregado (de gente). Fiquei numa posição não tão estratégica como outras pessoas", afirmou o petebista.

 

 

PPL tende a ser primeiro aliado do PMDB na eleição

 

O pré-candidato do PMDB à Prefeitura de São Caetano, vereador Paulo Pinheiro, iniciou ontem sua aproximação com o PPL. O partido pode ser o primeiro a declarar apoio à candidatura do peemedebista.

O parlamentar se reuniu com o coordenador regional do PPL no Grande ABC, Octávio Kahn. "Ele veio fazer uma visita para nos conhecer e explicou como está sua situação atualmente. Estamos conversando para um possível apoio no futuro", admite Kahn.

Pinheiro afirma que mantém contato com diversas legendas no município, contudo nenhuma oficializou apoio. "O PPL é mais um partido que estamos falando para que a aliança se concretize e possamos compor até o dia da eleição", disse o pré-candidato.

Nos bastidores, especula-se que o mistério do parlamentar acerca das siglas que negociam com o PMDB é para evitar qualquer assédio do prefeito José Auricchio Júnior (PTB). Na eleição de 2008, o atual chefe do Executivo contou com apoio de 19 legendas para se reeleger. A maioria delas ainda continua no arco de alianças.

O governo, aliás, também negocia com o PPL. Kahn diz que as conversas com o prefeito petebista começaram no ano passado. "Por isso estão um pouco mais avançadas. Esperamos que o prefeito Auricchio nos chame novamente", pondera.

Apesar das tratativas com a administração, a sinalização de que o PPL pode indicar o vice na chapa peemedebista facilita a aproximação com Pinheiro. Uma nova conversa ficou agendada para depois do Carnaval. A ideia é que o presidente estadual da legenda, Miguel Manso, participe do encontro.

Kahn ressalta que a definição deve sair somente após o PMDB resolver sua situação em São Caetano. O diretório municipal deve sofrer nova intervenção estadual nesta semana para garantir a candidatura de Pinheiro.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;