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Sufoco na avenida Lions só deve terminar em agosto
André Vieira
Do Diário do Grande ABC
25/06/2010 | 07:17
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A Avenida Lions, em São Bernardo, é uma espécie de termômetro do trânsito do Grande ABC. Quando flui, facilita o tráfego local e a entrada e saída em Santo André e Diadema. Quando para, trava os três municípios e transforma em caos a travessia por onde passam mais de 80 mil motoristas por dia.

Desde fevereiro deste ano, porém, quando a construção do viaduto que está sendo erguido na via avançou para a fase final, a situação só piorou e tornou o deslocamento pelo trecho ainda mais lento.

Para os que dependem da via, o sufoco deverá permanecer. Os motoristas terão de conviver com a lentidão pelo menos até agosto, quando a Prefeitura de São Bernardo espera inaugurar a obra viária.

A Avenida Lions possui três faixas de rolamento. Por conta da construção, na entrada e saída do viaduto a pista foi estreitada, fazendo um funil onde os carros se concentram e o congestionamento se forma.

O Diário realizou ontem três viagens pela via, partindo de Santo André até a alça de acesso à Via Anchieta e voltando no sentido contrário. O trajeto tem cerca de dois quilômetros. A Lions é fracionada por cruzamentos nas ruas 25 de Abril e Brasil e nas avenidas Senador Vergueiro e Vivaldi.

Na primeira viagem, por volta das 11h30, o percurso de ida foi realizado em 5 minutos e 45 segundos. O caminho de volta foi cumprido de maneira mais rápida - 4 minutos e 13 segundos.

Duas horas depois, a reportagem voltou e encontrou o trânsito um pouco mais carregado no canteiro de obras do viaduto, que está liberado em apenas um sentido.

O trajeto em direção à Anchieta foi completado em seis minutos e 50 segundos. No sentido contrário, a situação piorou, sobretudo pela quantidade de caminhões, e a volta foi realizada em 8 minutos e 58 segundos.

A terceira viagem foi realizada por volta das 18h e exigiu três vezes mais paciência. Para chegar no anel viário, a reportagem gastou quase o triplo do tempo do primeiro percurso e precisou de 16 minutos.

No fim da tarde, a pista no sentido Santo André da Lions estava um pouco menos congestionada. Para vencer o caminho, mais 14 minutos foram necessários. Ainda assim, para os condutores que trafegam pelo local diariamente, o percurso é, por vezes, mais demorado e chega a extrapolar os 20 minutos.

Segundo a administração, a Avenida Lions registra pico de movimento em três intervalos - das 6h às 9h, das 11h30 às 13h, e das 17h às 19h30. Por dia, quando o trânsito é mais intenso, cerca de 2.500 veículos transitam por cada uma das faixas a cada 60 minutos. Em toda a via, são 15 mil motoristas por hora. Quando o volume diminui, a frequência cai para 9 mil por hora.

 
Rebaixamento da avenida poderá piorar trânsito
Se por um lado o trajeto na Avenida Lions já está dificultado por conta da construção do viaduto, depois da inauguração da obra a situação poderá piorar.

Quando a administração iniciar o anunciado rebaixamento das pistas, apenas quatro das seis faixas da Lions estarão à disposição dos motoristas no intervalo de 600 metros entre as ruas dos Meninos e 25 de março.

Para garantir o fluxo dos veículos e não interromper a via por completo, duas pistas marginais com duas faixas cada serão construídas para a passagem nos dois sentidos. Para isso, 80 imóveis serão desapropriados.

As intervenções para o rebaixamento tiveram início oficial em abril. O projeto, dividido em duas fases, está orçado em R$ 25 milhões e os trabalhos deverão ser concluídos em dezembro de 2011.

Depois de pronta, a renovada Avenida Lions terá três faixas no segmento rebaixado, que será expresso, e duas pistas marginais, que permitirão entrada e saída pelos cruzamentos.

Durante a solenidade que marcou o começo das obras, o prefeito Luiz Marinho (PT) admitiu o transtorno para os motoristas, mas confortou a população garantindo que a fluidez será melhor quando a reforma terminar.

VÍDEO
Segundo a Prefeitura de São Bernardo, o deslocamento dos veículos e a movimentação das pessoas pela Avenida Lions é monitorado por uma câmera de vigilância que transmite as informações para o CRT (Centro de Reflexão de Trânsito).

A administração informou, ainda, que duas viaturas do departamento de trânsito ficam de prontidão na via para orientar os motoristas nos horários de pico ou quando são verificados acidentes e outros imprevistos.(André Vieira)




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