Economia Titulo
OMC: propriedade intelectual vira disputa entre EUA e China
Da AFP
07/04/2007 | 14:53
Compartilhar notícia


Os Estados Unidos se preparam para levar na próxima semana sua disputa sobre propriedade intelectual com a China à OMC (Organização Mundial do Comércio), segundo afirmou neste sábado o 'Wall Street Journal'.

A OMC receberá dois casos relativos ao "laxismo das sanções chinesas contra a pirataria, assim como às fortes restrições impostas à distribuição de filmes, discos e livros estrangeiros", informou o jornal econômico. As duas queixas serão introduzidas "na próxima semana", segundo o Wall Street Journal.

Os Estados Unidos preparam o terreno para esta decisão. No dia 2 de abril a assessoria da representante de Comércio, Susan Schwab, indicou que Washington não excluía a hipótese de enviar um recurso à OMC por violação de propriedade intelectual.

O primeiro caso, classificado de "muito técnico" por um industrial que conhece o assunto, se baseará em leis de respeito à propriedade intelectual, para denunciar por exemplo que Pequim não pune os copiadores de CD se forem descobertos com menos de 500 unidades pirateadas, segundo o jornal. A segunda queixa denunciará as cotas de filmes, CD e livros estrangeiros autorizadas pela China.

O governo americano intensificou sua pressão sobre a China nos últimos meses: em março levou à OMC um caso contra "subsídios ilegais" de Pequim as suas indústrias, ao mesmo tempo que aplicou sanções comerciais aos chineses por suas importações de papel couché.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;