Cultura & Lazer Titulo Teatro
Romance ao ar livre

Cia da Matilde, de São Caetano, estreia adaptação da peça
Romeu e Julieta para espaços alternativos no Sesc Ipiranga

Thiago Mariano
Do Diário do Grande ABC
04/02/2012 | 07:37
Compartilhar notícia


Primeiro, a Cia da Matilde, de São Caetano, fez participação na produção de 'Dias Felizes', com Norma Bengell; em seguida, destaque na contrarregragem de 'Casting', protagonizada por Caco Ciocler; depois foi a vez de 'Tempestade', na qual eles fizeram o mesmo trabalho e ainda tiveram alguns atores participando da montagem.

Agora, com 'Romeu e Julieta', que estreia hoje no Sesc Ipiranga, a companhia toma a rédea de todo processo e assume criação, direção, produção e atuação. "O processo inteiro foi como um plano de carreira", diz Erike Busoni, diretor do grupo e do espetáculo.

Junto do produtor paulistano Alexandre Brazil, eles escolheram um dos maiores clássicos de amor de todos os tempos para trazer em versão alternativa e dialogando com o público jovem.

"O nosso elenco é jovem, assim como a Julieta, que tem 14 anos e mãe dela, com 28. Há uma proximidade entre os atores e os personagens que descobrimos enquanto debatíamos sobre a peça. Vimos que os anseios são os mesmos, a busca pelo grande amor, a paixão de forma arrebatadora", revela Busoni, que acredita que o texto é muito mais do que um grande e trágico conto de amor.

"É também a história de um preconceito muito forte e constante, de uma família que não pode se envolver com a outra. O que era a ditadura das famílias hoje é a da estética, das raças."

Outro aspecto que vale ressaltar é da representação da autoridade, que no clássico é demonstrada pelo Frei Lourenço. "Em Shakespeare, quando a autoridade entra em cena ela é realmente autoridade e tudo para. Hoje em dia os maiores representantes estão sem credibilidade. Só se respeita um dirigente a partir do momento em que você acredita que ele de fato trabalha e representa o povo."

Feita para ser exibida no próprio galpão da companhia, a montagem acabou transposta para o bosque do Sesc Ipiranga. "O convite veio a calhar, o cenário não era estático, mas de adereços. O desafio está mais para os atores, de conseguir prender a atenção do público e os envolver."

Com tradução de Fernando Paz, a adaptação se reveza entre o erudito e o popular. "Não é completamente popular, mas não ficamos na embocadura shakespeariana."

Romeu e Julieta - Teatro. No Sesc Ipiranga - Rua Bom Pastor, 822 - São Paulo. Tel.: 3340-2000. Sábado, às 18h. Grátis. Até 10 de março.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;