Setecidades Titulo
Inclusão digital abre mercado para jovens carentes no ABC
Elaine Granconato
Do Diário do Grande ABC
03/07/2003 | 20:57
Compartilhar notícia


Seis jovens carentes de Rio Grande da Serra, de um total de 60, com idades variando de 14 a 20 anos, conseguiram colocação no mercado profissional graças ao trabalho de inclusão digital da ONG Agência Adventista de Desenvolvimento de Recursos Assistenciais (Adra). Eles fizeram gratuitamente um curso de informática na sede da entidade, no bairro Pedreira, um dos mais pobres do município, localizado a 7 km do Centro. Os demais foram cadastrados no balcão de empregos da Central de Trabalho e Renda, ligada à CUT, de Santo André, uma das parceiras no programa.

O curso básico de informática, o primeiro oferecido pela ONG, teve duração de seis meses e acabou no último domingo. O curso foi realizado em parceria com a ONG Associação Cidadania e Vida (ACV).

Sem perder tempo, uma nova turma com 80 vagas está sendo formada para iniciar as atividades na próxima semana. Até quarta, cerca de 100 adolescentes tinham preenchido as fichas. “Acreditamos que até amanhã (sexta), último dia das inscrições, cheguemos aos 200”, afirmou Maria Rita Serrano, presidente da ACV.

Feliz com o primeiro emprego, Gabriela Santos Silvano, 15 anos, moradora no bairro Pedreira e ex-aluna do curso de informática, iniciou nesta quinta como atendente na agência da Caixa Econômica Federal de Ribeirão Pires.

“Ela não tinha idéia do quanto o curso seria útil para seu futuro profissional”, afirmou Maria Raimunda Pereira Santos, mãe de Gabriela. O salário mínimo que irá ganhar ajudará na renda mensal da família, já que o pai é um dos 1,59 milhão de desempregados do país.

Outro ex-aluno, André Rosa Lopes, 18 anos, que reside no longínquo bairro Sete Pontes, é outro dos seis que conseguiram um emprego. Atualmente, trabalha em Rio Grande da Serra na área de manutenção.

Segundo levantamento feito por assistentes sociais das ONGs, 70% dos alunos que participaram do curso melhoraram a freqüência escolar.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;