Setecidades Titulo
Santo André terá cursinho gratuito
Luciana Sereno
Do Diário do Grande ABC
13/03/2004 | 17:42
Compartilhar notícia


Estudantes de escolas estaduais de Santo André poderão fazer um curso pré-vestibular gratuito, com professores voluntários, a partir de abril. As aulas serão dadas no período da noite, nos centros de formação profissional municipais. No início, serão oferecidas 200 vagas, mas a coordenação vê a possibilidade de ampliar para 600 em pouco tempo. Para poder participar do cursinho, é necessário apenas que o vestibulando tenha estudado em escola pública na cidade.

Na pré-seleção de interessados em fazer o cursinho pré-vestibular, será avaliada a situação de risco (renda familiar, histórico escolar e situação social) de cada estudante. Para tentar uma vaga, o candidato deve procurar um dos quatro centros públicos profissionalizantes da cidade ou entrar em contato pelos telefones 4992-2214 ou 4438-5059.

O objetivo do programa – parceria entre a Coordenadoria do Voluntariado de Santo André, um grupo que congrega e organiza as entidades civis e ONGs (Organizações Não Governamentais) que trabalham com a Prefeitura, e a Secretaria de Educação e Formação Profissional – é oferecer condições para que os jovens da cidade consigam se preparar melhor para concorrer a vagas em universidades públicas.

Por ora, a coordenação do programa avalia currículos de 70 professores que demonstraram interesse em participar do programa. O número é suficiente para atender as 600 vagas que a coordenação espera atingir. “Mas ainda temos carência de professores de Química, Física e Matemática”, disse o diretor do Departamento de Educação da cidade, Antônio Viana Balbino.

A Prefeitura entra com os centros de formação e os custos de manutenção, mas pára por aí: não há verba municipal para o programa, explica o diretor. A Coordenadoria do Voluntariado precisa encontrar parceiros na iniciativa privada para poder estender para mais bairros, e mesmo escolas, o programa.

“A dificuldade em concorrer a vagas nas universidades públicas entre os jovens de baixa renda era uma carência em Santo André. Com o curso, queremos ao menos igualar o conhecimento destes estudantes ao de quem se forma em escolas particulares.” Na fase inicial do programa, além das aulas da grade comum, os estudantes contarão com revisões e plantões para tirar dúvidas, aos sábados.

Voluntariado – Os professores que tiverem interesse em integrar o grupo de voluntários que irão atuar no cursinho pré-vestibular vão receber antes treinamento, tanto sobre o desenvolvimento do curso quanto sobre o conceito e a responsabilidade do trabalho voluntário. De acordo com o coordenador da rede de entidades parceiras da Prefeitura, Serafim Moura, todos irão assinar um termo de compromisso, mas o tempo de permanência de cada um é indeterminado. “Terão uma grade de aulas dentro do tempo que dispor.” Para se candidatar como voluntário, o professor deve ligar para 0800-191944, linha gratuita da rede fácil de Santo André.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;