Cultura & Lazer Titulo
Noite intimista à francesa
Ângela Corrêa
Do Diário do Grande ABC
06/08/2009 | 07:00
Compartilhar notícia


Apesar do nome que remete à vecchia Itália, a cantora Barbara Carlotti nasceu mesmo em Paris. E é representando a atual cena musical francesa que ela chegou para temporada de shows em São Paulo, incluindo o Bourbon Street e o sistema Sesc. Hoje, às 21h, se apresenta na unidade Santo André. É também na região que a artista se despede do público brasileiro. O show integra as comemorações do Ano da França no Brasil.

Com um quê melancólico, o trabalho de Barbara reflete uma salada de influências em que ela destaca as letras de Bob Dylan, os concertos para piano de Sergei Rachmaninov (1873-1943) e o estilo das cantoras Nina Simone (1993-2003) e Étienne Daho (francesa como ela), além da poesia de Charles Baudelaire (1821-1867).

Aos 35 anos, Barbara gravou o primeiro álbum, Chansons, em 2005. Mas foi no ano seguinte, com o disco Les Lys Brisés que ela conquistou visibilidade na Europa. O lançamento ficou a cargo do 4AD Records, selo britânico de bandas como Cocteau Twins, Pixies e The Breeders, além dos principais nomes da cena independente atual, como a banda escocesa Camera Obscura e o Beirut, nome pelo qual se apresenta o compositor norte-americano Zach Condon.

A loura foi a primeira francesa a assinar com a gravadora. Também em 2006, participou dos discos dos conterrâneos Bertrand Belin, Olivier Libaux e Michel Delpech.

Nos shows no Brasil, que tiveram início no dia 4, ela explora principalmente o repertório de seu mais recente trabalho, L'idéal, gravado no ano passado. Neste segundo álbum, Barbara assina sozinha a maior parte das letras.

Barbara Carlotti - Show Hoje, às 21h. No Sesc Santo André (teatro) - Rua Tamarutaca, 302. Tel.: 4469-1200. Ingr.: R$ 4 a R$ 16.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;