Cultura & Lazer Titulo
Coleção Fadel chega a S.Paulo
Everaldo Fioravante
Do DIário do Grande ABC
22/11/2002 | 18:14
Compartilhar notícia


Pela primeira vez o CCBB-SP, a unidade paulistana do Centro Cultural Banco do Brasil, terá os cinco andares de seu edifício ocupados por uma única mostra. A exposição Arte Brasileira na Coleção Fadel – Da Inquietação do Moderno à Autonomia da Linguagem abre às 11h deste sábado, com entrada franca. A curadoria é de Paulo Herkenhoff, que foi curador da 24ªBienal Internacional de São Paulo (1998).   

A mostra, que traça o processo de criação da arte moderna no país, traz obras que foram pinçadas entre as cerca de 1,6 mil que integram a coleção do casal Hecilda e Sérgio Fadel. No CCBB do Rio, a exposição foi vista por cerca de 246 mil pessoas.   

Para a montagem em São Paulo foram acrescidas outras obras de Tarsila do Amaral e Anita Malfatti, além de recentes aquisições dos Fadel, como Em Vermelho, de Milton Dacosta, e A Cangaceira Eletrônica, de Hélio Oiticica.   

A disposição da mostra é em módulos. No subsolo do CCBB estão obras que simbolizam a noite, assinadas por nomes como Castagneto, Cícero Dias, Djanira, Ismael Nery e Goeldi. No térreo, além de um conjunto de esculturas, foi instalado o Hall Guignard, composto por doze obras de Alberto da Veiga Guignard.   

O segundo andar, por exemplo, recebe duas salas que tratam da cor e outra que reúne retratos. Já no terceiro estão lado a lado obras de artistas como Volpi, Iberê Camargo, Maria Leontina e Rubem Valentin, entre outros nomes que experimentaram o processo de negociação entre a redução da forma e a construção da forma abstrata.   

Partindo de uma análise da coleção Fadel, Herkenhoff afirma que, ao formar seu acervo, o casal Fadel sobrepôs a sensibilidade refinada e rigorosa à compulsão de um colecionador. “Eles têm compulsão pela qualidade, pela excelência”, diz o curador.  

Arte Brasileira na Coleção Fadel – Da Inquietação do Moderno à Autonomia da Linguagem – Exposição. No Centro Cultural Banco do Brasil – r. Álvares Penteado, 112, São Paulo. Tel.: 3113-3651. Abertura: neste sábado, às 11h. De terça a domingo, das 12h às 20h. Entrada franca. Até 12 de janeiro.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;