Setecidades Titulo
Secretário estadual vai a S.Caetano para inaugurar escola
Elaine Granconato
Do Diário do Grande ABC
19/04/2004 | 21:19
Compartilhar notícia


Com presença do secretário estadual de Educação, Gabriel Chalita, a Prefeitura de São Caetano entrega oficialmente nesta terça, às 17h, a EE (Escola Estadual) 28 de Julho, fundada há 43 anos no bairro Barcelona, onde estudam 919 alunos de ensino fundamental (1ªa 4ªséries). No entanto, desde o dia 9 de fevereiro, a unidade está em funcionamento, quando a administração entregou a infra-estrutura interna. O novo pátio coberto da escola, com cerca de 300 m² e cercado por gradil, integra a praça de lazer de 2,5 mil m², com bancos e mesas para jogos, construída no terreno que abrigava o prédio antigo da escola na rua Oriente.

O projeto arquitetônico original previa ainda na praça pública um teatro de arena, pista de skate e playground, o que não aconteceu. O diretor de Obras e Urbanismo de São Caetano, Júlio Marcucci Sobrinho, disse que optou pela construção de pátio coberto multiuso, em forma de círculo, em parte do terreno.

“Nem parece a mesma escola que estudei na década de 70. Fico contente com a evolução”, afirmou a ex-aluna da 28 de Julho e hoje dona de casa Sandra Salazar Giuditta, 40 anos, que hoje tem o filho Gabriel, 8, e a sobrinha Luma Salazar, 8, matriculados na unidade pública. O pai de Sandra, Manoel Salazar, 65, atualmente aposentado, também cursou o antigo primário na escola do bairro Barcelona.

Apesar de ser uma escola estadual, a Prefeitura se comprometeu a reconstruí-la e ampliá-la. O novo prédio, em área útil de 3,5 mil m², possui três pavimentos e tem o projeto similar ao da segunda escola municipal de ensino fundamental construída no bairro Cerâmica, antiga sede da Desem (Diretoria de Serviços Municipais), e entregue em fevereiro.

A unidade foi projetada para facilitar a locomoção dos alunos e visitantes com deficiências físicas e mobilidade reduzida: rampas, elevadores e banheiros adaptados, conforme ofício enviado na ocasião pela promotora na defesa dos direitos da pessoa portadora de deficiência e idosos, Maria Izabel Castro. Ela se baseou nas leis 10.098/00 (federal) e 11.263/02 (estadual), que estabelecem critérios para a promoção da acessibilidade.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;