Cultura & Lazer Titulo
Faça a festa
Eliane de Souza
Do Diário do Grande ABC
14/03/2010 | 08:40
Compartilhar notícia


Reunir amigos em casa virou tendência e na novela global Viver a Vida não poderia ser diferente. Todas as confraternizações ocorrem na casa amarela, atualmente habitada por Helena, Marcos e Luciana, personagens de Taís Araújo, José Mayer e Alinne Moraes. Quando Tereza (Lilia Cabral) e as três filhas ocupavam o imóvel do Leblon, Luciana recebeu uma festa surpresa de aniversário. Com Helena no comando da casa, o Réveillon e o retorno da enteada foram pretextos para reunir os amigos em volta da piscina em mesas decoradas por velas, ao som de um bom DJ.

O banqueteiro e designer de eventos Raul Fornero explica que comemorações em casa estão cada vez mais comuns, já que os condomínios contam com cozinhas gourmet. E como as pessoas gastam muito em decoração, fazem questão de mostrar aos amigos. "As festas em casa ficam muito mais íntimas e informais. A tendência é que as pessoas saiam das confraternizações frias, que têm horário para começar e terminar", destaca Raul Fornero. Na lista de reuniões, estão incluídos eventos como jantares informais e aniversários, passando por encontros sofisticados e até casamentos.

A consultora de eventos Regiane Gallan, da D'Gallan Eventos, ressalta que muitas vezes não se tem uma supereconomia por fazer uma festa em casa, mas o mais importante, nesse caso, é ter um evento exclusivo, do jeitinho que o anfitrião planejou. "Algumas vezes precisamos montar uma estrutura para acomodar todos os convidados, para que os serviços de gastronomia e bebidas sejam perfeitos, assim como outros detalhes. Para isso, temos que otimizar um espaço descoberto e criar uma estrutura de cobertura para este local, que pode ter o valor de uma locação de espaço de eventos."

Uma das tendências mais apontadas no cardápio é o menu degustação com finger foods, ou comida para comer com as mãos. A praticidade é tanta que não é necessário nem contar com grande espaço. Pode-se comer na sala de jantar no sofá enquanto interage com os convidados. Outras opções de cardápio são talharim com palmito pupunha e molho pesto com linhaça servido em taças de marguerita, tutu de feijão ou virado à paulista em panelinhas de cobre, espetinhos de presunto Parma, mozarela de búfala, manjericão e tomate-cereja, minicopinhos com saladinhas e cuscuz marroquino, além de musse de chocolate e blueberry para a sobremesa. "É possível criar várias alquimias num menu assim. Não é preciso ter um réchaud ocupando espaço. Todos podem se servir a partir de uma mesa usada como aparador", ensina Raul Fornero.

DETALHES
Neire Maranah, da NDR Eventos, explica que a decoração da festa deve seguir o estilo da casa; boas opções são flores e velas. "São detalhes que deixam a casa harmoniosa e aconchegante para que os convidados se sintam mais à vontade". Nada impede que a festa tenha decoração temática, como hollywodiana ou parisiense.

Música é outro item que não fica de fora de uma confraternização em casa. Há quem invista em DJs e pista de dança, mas Raul Fornero indica um bom DVD de show ou do Cirque de Soleil, "que dá um clima de festa e não atrapalha as conversas". Um barman pode ser contratado para preparar drinques especiais no próprio bar dos anfitriões. "Em tempos de Lei Seca e Antifumo, onde mais seria possível tomar um conhaque e fumar um charuto? É melhor que se esteja em casa", considera o banqueteiro.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;