Cultura & Lazer Titulo
Sebastiao Salgado lê o êxodo em exposiçao
Gislaine Gutierre
Da Redaçao
17/04/2000 | 18:53
Compartilhar notícia


Sebastiao Salgado passou sete anos fotografando o movimento migratório de famílias de diversas partes do mundo. Neste período, registrou imagens de pessoas em estradas, campos de refugiados e favelas. Agora, cerca de 300 dessas fotografias podem ser vistas pelo público na exposiçao Exodos, em cartaz a partir desta terça, no Sesc Pompéia, em Sao Paulo.

Quarta, às 19h, no Centro de Comunicaçoes e Artes do Senac, em Sao Paulo, será aberta uma outra mostra, também do fotógrafo. É Exodos - Making Of, que contará com 20 imagens e 20 contatos nunca exibidos em público, além de jornais e revistas que publicaram as fotos.

A exposiçao Exodos está dividida em cinco blocos. O primeiro chama-se Migrantes e Refugiados: o Instinto de Sobrevivência e mostra a esperança de uma vida melhor alimentada por mexicanos, marroquinos, vietnamitas e russos, entre outros povos, além de focalizar o sonho de curdos, afegaos, palestinos e kosovares, de um dia poder voltar para casa.

No segundo bloco - A Tragédia Africana: Um Continente à Deriva - Salgado mostra a situaçao de milhares de pessoas que fogem de guerras, genocídio, pobreza, fome e corrupçao. O Brasil é um dos retratados em América Latina: Exodo Rural, Desordem Urbana, bloco no qual o foco principal é a disputa pela terra e a conseqüente superpopulaçao nas metrópoles.

A fuga da pobreza rural é tema de Asia: a Nova Face do Mundo. Sao fotos feitas em Xangai, Jacarta, Bombaim, Istambul e outras cidades, mostrando a vida em favelas e luxuosos centros financeiros. Crianças Hoje, Homens e Mulheres do Novo Século é o assunto do quinto bloco. Fotografar crianças, aliás, foi um trabalho que Salgado começou em Moçambique e sobre o qual se debruçou durante 15 anos.

Boa parte dessas imagens de crianças foram publicadas em sua recente obra, Retratos de Crianças do Exodo (Companhia das Letras, 112 págs., R$ 38,50). Fotografias da exposiçao Exodos também estao em um livro homônimo, recém-lançado (Companhia das Letras, 432 págs., R$ 87,50).

Exodos - Exposiçao com cerca de 300 fotos de Sebastiao Salgado. Abertura terça, às 20h (para convidados). No Sesc Pompéia - r. Clélia, 93. Tel.: 3871-7700. De terça a sábado, das 10h às 21h; domingos e feriados, das 10h às 20h. Até 4 de junho. Exodos - Making Of - Exposiçao com fotos e contatos inéditos. Abertura quarta, às 19h. No Centro de Comunicaçao e Artes do Senac - r. Scipiao, 67, Lapa. Tel.: 3872-6722. De segunda a sexta, das 8h às 22h; sábado, das 8h às 17h. Até 2 de junho.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;