Setecidades Titulo
Capuava: rota de fuga facilita crimes
Fernanda Borges
Do Diário do Grande ABC
31/07/2010 | 09:22
Compartilhar notícia


O Parque Capuava, em Santo André, apontado pela Polícia Militar como um dos bairros que mais registraram ocorrências de roubo e furto de veículos no segundo trimestre deste ano, é uma das regiões escolhidas pelos criminosos por apresentar rotas fáceis de fuga, segundo a delegada titular do 5º DP (Distrito Policial) de Santo André, Vera Lúcia Pereira Araújo. "Temos essa fama por estarmos apenas há três minutos de vias que dão acesso a locais como São Mateus, Jardim Elba, Cidade Tiradentes, em São Paulo, onde os criminosos conseguem desaparecer rapidamente com os carros", explica.

De acordo com a delegada, neste mês de julho, foram 50 carros furtados ou roubados na região da delegacia. No mês anterior, o número chegou a 59. "Somos responsáveis por 17 bairros de Santo André, como a Vila Utinga, Jardim das Maravilhas, Jardim Rina, entre outros, mas notamos que os bandidos costumam migrar para o Parque Capuava para cometer os crimes", afirma Vera Lúcia, que ressalta que na maioria dos casos os veículos são encontrados depenados pouco tempo depois. "Isso ocorre muito com os carros novos, que possuem atrativos tecnológicos, mas os antigos também são visados por conta da facilidade de abertura e de acionamento da partida."

Para coibir a criminalidade, o 5º DP desenvolve um trabalho de parceria com os vigilantes particulares do bairro. "Pedimos a colaboração dos seguranças que estão nas ruas para reprimir os roubos. O problema é que a população também não colabora e facilita a ação dos criminosos", ressalta."Muitos deixam objetos no veículo, estacionam na rua, deixam o carro aberto. Por isso, é importante lembrar que os ladrões sempre estão atentos a estes detalhes e os proprietários devem zelar com mais cautela pelo seu bem", destaca a delegada.

Segundo dados do CPAM-6 (Comando de Policiamento de Área Metropolitana-6), responsável pelas sete cidades da região, o Grande ABC registrou 4.466 furtos e roubos de veículos nos meses de abril, maio e junho, contra 4.190 ocorridos no trimestre anterior - uma alta de 6,6%. Em média, são 50 carros levados por dia no período. Levando em consideração apenas os roubos - crime cometido com violência e ameaça - a cidade de Santo André foi responsável por 23% dos casos, com 606 ocorrências.

Para o aposentado Antônio Manalcis, 66 anos, que reside no Parque Capuava há 19, os bandidos estão cada vez mais ousados e desafiam a polícia. "Na minha casa, por exemplo, temos uma espécie de código de conduta, no qual a pessoa que está na rua sempre avisa por telefone que está chegando e alguém faz uma vistoria na área antes do veículo se aproximar da garagem", conta.

Já a aposentada Maria Aparecida de Paula, 56 anos, destaca que a situação melhorou depois que a polícia passou a monitorar o bairro com frequencia. "Mesmo assim, meu irmão, que mora em São José dos Campos, veio me visitar e teve o carro furtado. Ele ficou traumatizado e nunca mais voltou aqui. Isso mostra que ainda precisamos de mais reforço na segurança."

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;