Cultura & Lazer Titulo
'Os ossos do Barão' em nova montagem
Ângela Corrêa
Do Diário do Grande ABC
07/01/2010 | 07:00
Compartilhar notícia
Divulgação


A clássica comédia "Os Ossos do Barão" ganha nova encenação a partir de amanhã nos palcos paulistanos. A cargo da Cia. de Teatro Encena, a montagem do dramaturgo Jorge Andrade (1922-1984), ficará no Teatro Ruth Escobar até março.

Dirigida por Orias Elias, a peça é fiel ao texto do dramaturgo paulista, escrito em 1962, que explora a decadência da economia cafeeira e o enriquecimento de um imigrante italiano. O ponto de partida é a crise de 1929, deflagrada pela queda da Bolsa de Nova York. "Esse universo era bem conhecido pelo autor, uma pessoa nascida em uma aristocracia (Andrade era de família de fazendeiros de Barretos, no Norte do Estado). Há mais de 20 anos queria fazer essa montagem. Em 2009 conseguimos incentivo do Estado pelo Proac, da Secretaria de Estado da Cultura) e ficamos quase um ano nesse processo", revela Elias.

No espetáculo, ele também é o protagonista, o imigrante Egisto Ghirotto, que foi empregado na propriedade do Barão de Jaraguá e enriqueceu graças à mudança das relações de trabalho surgidas a partir da Revolução Industrial. Egisto ficou com todo o império do antigo patrão, inclusive a sua ossada. Apesar de todo o dinheiro, ele é um homem frustrado por não ter um título de nobreza. Decide então traçar um plano para casar o filho, Martino (Cadu Camargo), com a bisneta do barão, Isabel (Daniela Murias), e finalmente adicionar um status à sua família emergente.

A primeira montagem de "Os Ossos do Barão" foi no TBC (Teatro Brasileiro de Comédia) em 1963, um ano após ser escrita. No elenco Otelo Zeloni, Rubens de Falco, Cleyde Yáconis e Aracy Balabanian. Dez anos depois, ganhou a primeira adaptação para a TV, na Globo, com Paulo Gracindo no papel principal. Em 1997, Walter George Durst juntou o texto a outras histórias para uma novela no SBT. Juca de Oliveira foi Egisto e Ana Paula Arósio e Tarcísio Filho eram o jovem casal.

Composta por um elenco jovem, a Cia. de Teatro Encena tem atores convidados para fechar o espetáculo. Entre eles, Débora Muniz, famosa por suas participações em pornochanchadas, Roberto Francisco e a veterana Sylvia Malena.

Os Ossos do Barão Teatro. Estreia amanhã, às 21h. No Teatro Ruth Escobar - Rua dos Ingleses, 209, São Paulo. Telefone: 3289-2358. Sexta e sábado, às 21h. e domingos, às 19h30. Ingr.: R$ 30 (sextas e domingos) e R$ 40 (sábados). Até 28 de março.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;