Palavra do Leitor Titulo Artigo
Abrir negócio em meio à crise
Do Diário do Grande ABC
14/01/2016 | 08:26
Compartilhar notícia


Artigo

Com a crise que o Brasil enfrenta, o cenário do mercado de trabalho não tem sido fácil. Os juros subiram, os preços de alimentos, bebidas, combustível e serviços gerais também e, para piorar, o desemprego aumentou. Com o custo de vida mais elevado e as poucas oportunidades de retornar ao mercado de trabalho, o brasileiro tem tentado diferentes alternativas para sobreviver e ganhar dinheiro. Uma dessas formas tem sido abrir o próprio negócio, seja ele on-line ou físico, externo ou home office, de diferentes tamanhos. No entanto, alternativas variadas não abrem mão de qualidade no atendimento aos clientes, na sua estrutura e no relacionamento que mantêm com essas pessoas ou empresas. Alguns fatores inclusive são de grande importância para os negócios que estão começando, como a telefonia e seus serviços.

Algo muito básico e que pode parecer até um pouco bobo, como número de fácil memorização, pode influenciar diretamente nos negócios. Além disso, é preciso avaliar e entender se o tipo do negócio necessitará de itens especiais, como, por exemplo, gravar ligações, atendimento automático, gerenciamento de custo, ramal, transferência para o celular, entre outros. Não há diferença para quem está começando agora e quem está no mercado há muitos anos, mas os cuidados devem ser exatamente os mesmos, pois quem planeja errado e adquire equipamentos que não atenderão sua demanda acaba investindo nisso novamente e, consequentemente, gastando mais.

Serviços como PABX IP Asterisk são boas apostas, uma vez que eles acompanham soluções de grande valia, como ‘mensagem em espera’, ‘siga-me’, ‘gravação de chamadas’, ‘correio de voz’ etc. Em outras palavras, antes de sonhar alto demais, é necessário analisar e pensar em fatores básicos que podem comprometer ou auxiliar o relacionamento com os clientes e o fechamento de novas parcerias. A crise não é motivo para se barrar bom projeto empreendedor quando se está bem esquematizado e se tem as ferramentas certas. Os problemas devem ser encarados como desafios, pois são eles que nos permitem encontrar soluções, formas e maneiras de vencê-los. Ou, em outras palavras, todos os desafios geram oportunidades.

Como empresário, meu conselho é que seja flexível a mudanças, que ocorrem com frequência, e aposte em produtos e serviços inovadores dentro do mercado em que pretende atuar. Não tenha medo de contratar serviços de qualidade por preços maiores do que os oferecidos por aí – o investimento pode valer muito a pena e se mostrar rentável, principalmente em se tratando de telefonia. A equipe será o seu time e grande patrimônio, motive-a sempre para que seja mais produtiva e excelente em suas funções. Desta forma, você faz a sua marca e sua história no mercado.

Robson Costa é diretor do Grupo Encanto Telecom.

Palavra do leitor

Leone Farias – 1
Nessa hora de dor e tristeza, nossas condolências à família e aos colegas do jornalista Leone Farias, profissional ímpar e pessoa maravilhosa.
Jane Berwanger
presidente do IBDP

Leone Farias – 2
É com pesar que a Mercedes-Benz do Brasil lamenta profundamente o falecimento do colega Leone Farias, que ao longo de 17 anos se destacou como jornalista ímpar neste Diário. Leone era colega querido por todos, sempre calmo, ótimo observador e conhecedor nato de economia e de todos os setores sobre os quais escrevia, dentre eles o automotivo. Leone teve contribuição essencial para a repercussão regional e nacional de importantes temas da indústria automobilística e também da Mercedes-Benz do Brasil. Com a empresa, seu relacionamento sempre foi pautado pelo profissionalismo e compromisso com a informação. Sentiremos muito a sua falta, particularmente a nossa equipe de atendimento à imprensa, com quem mantinha contato frequente. Nossas condolências à família, aos amigos e colegas de profissão de Leone Farias.
Mercedes-Benz do Brasil

Leone Farias – 3
Entristecido pela notícia de seu falecimento, não poderia deixar de registrar a gratidão pelo profissional amigo, leal, ético e sempre presente no meio profissional contábil.
Humberto Batella
contador e empresário da contabilidade

Leone Farias – 4
Ficamos sabendo da fatalidade pelo Facebook deste Diário. Que terrível! Imagino que o clima seja de luto e tristeza total. Meus sentimentos a todos amigos e familiares do Leone, sempre solícito e respeitoso com colegas da Libris. Faltam palavras na verdade pelo tamanho da tragédia. Foi com enorme pesar que recebemos a triste notícia. Sentimentos à família e a todos amigos do Diário.
Caio Prates
Libris – equipe Previdência Total

Única oposição
Com complacência dos partidos de oposição brasileiros – PSDB, DEM, PSB, entre outros –, o maior opositor e ameaça a Dilma Rousseff e seu governo é Mauricio Macri, presidente da Argentina. Sua política frente ao Mercosul e as medidas para sanear e recuperar as contas públicas e credibilidade da Argentina são perigo para a claudicante Dilma, seu retrógrado PT e o fogo amigo que nunca cessa.
Claudio Juchem
Capital

Cerveró cita ‘Dillma’
Nenhuma novidade Cerveró citar Dillma na delação premiada. O perfil de todo guerrilheiro ou ex-guerrilheiro é ditatorial, centralizador. Trocando em miúdos, a presidente Dillma nesses cinco anos de mandato tem mais do que mostrado essa sua verve. Portanto, nada poderia passar sem que ela soubesse, inclusive corrupção. Mas o que mais nos deixa indignados é a cara de pau ao se mostrarem ‘indignados com acusações’. Como ela mentiu descaradamente para se reeleger, não é novidade mentir que ‘não sabia de nada’. Normal!
Beatriz Campos
Capital

MP e manifestações
Uma das funções do MP (Ministério Público) é zelar pelo patrimônio público e pela população. Então, por que o MP não enquadra os manifestantes, defendendo o direito da maioria de ir e vir? Quando algumas centenas causam transtornos e prejuízos ao não obedecerem o combinado com a Polícia Militar e provocam todo tipo de violência, o que está esperando o MP para agir? Para que serve o MP em relação às manifestações?
Tânia Tavares
Capital 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;