Setecidades Titulo
Empresário luta para fazer as fanfarras renascerem
Do Diário do Grande ABC
03/04/2004 | 20:20
Compartilhar notícia


  Há três anos, a tradição das fanfarras tenta se restabelecer em Santo André. Um dos principais responsáveis por essa retomada é o microempresário e agora professor voluntário de fanfarra Ivan Cristo. Atualmente, ele ensina mais de 200 alunos nas escolas estaduais Octaviano de Mello, no Jardim Estela; Sérgio Milliet, na Vila Pires; Gabriel Oscar, no Centro; e Senador Lacerda Franco, em Paranapiacaba. “Ensinar a fanfarra não é só mostrar às crianças como tocar os instrumentos e as marchas militares. É, também, fazer ressurgir nas crianças e adolescentes o amor à pátria e o sentimento cívico”, afirmou Cristo.

Os trabalhos de Cristo como professor tiveram um começo curioso. “Em 1978, enquanto servia o Tiro de Guerra da cidade, fui castigado por jogar algo no chão e, como era da fanfarra do Exército, tive de organizar a fanfarra da escola Padre Agnaldo, a pedido da diretora na época, Dair de Melo Farah”, disse.

Mas esse tipo de trabalho feito por Cristo ficou quase 20 anos paralisado. “Quando saí do Exército, parei com a fanfarra. Em 2001, a professora Dair tinha um projeto para formar uma banda na escola Gabriel Oscar. Ela procurou o meu nome na lista telefônica, me encontrou e me pediu para tentar, novamente, ensinar as crianças”, disse ele.

Hoje Cristo conta também com a ajuda de seus dois filhos, Marcos Vinícios, 20 anos, que ensina os alunos a fazer malabarismos com baquetas de bumbo fuzileiro, e Maurício, 13, que ensina corneta. “Mas em todas as escolas recebemos a ajuda de pessoas da APM (Associação de Pais e Mestres) e de outros voluntários que se interessam pela fanfarra”, disse Cristo.

Mesmo com essa ajuda, Cristo considera que o voluntariado para esse tipo de serviço é muito pequeno. “Oitenta por cento das escolas da cidade possuem instrumentos, e só cinco têm fanfarra. Precisamos ampliar isso”, afirmou ele.

Comemoração – Em homenagem ao aniversário de Santo André, no próximo dia 8, a fanfarra da escola Gabriel Oscar fará uma apresentação no dia 7, com cerca de 60 alunos de 1ª a 4ª séries, que desfilarão nas ruas em torno da unidade – a escola Sérgio Milliet também se apresentará neste dia. Na Octaviano de Mello e Senador Lacerda Franco a apresentação da fanfarra será no dia 10.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;