Setecidades Titulo
Engenharia biomédica cuida da saúde e da vida
Camila Galvez
Do Diário do Grande ABC
26/09/2011 | 07:30
Compartilhar notícia


Por meio da tecnologia, o engenheiro biomédico pode ajudar na prevenção e preservação da vida. Quem se forma nesta área projeta, desenvolve, monta e faz a manutenção de equipamentos médicos e odontológicos que fazem diagnósticos ou tratamento terapêutico.

O que estes engenheiros têm de diferente dos demais? Segundo o professor do curso na Universidade Federal do ABC, Emery Claiton Cabral Correia Lins, 31 anos, o profissional adquire conceitos de física, matemática, eletrônica e outras engenharias, além da parte de Saúde.

A interdisciplinaridade, portanto, é destaque na formação. "O engenheiro biomédico sabe projetar e fazer funcionar o equipamento, mas também conhece o funcionamento biológico do corpo humano, o que facilita na hora de extrair o melhor da máquina".

Para Lins, o papel do engenheiro biomédico é fazer a ponte entre a medicina e a engenharia. Por isso mesmo, é um profissional que tem espaço garantido no mercado da Saúde, que depende cada vez mais da tecnologia.

A formação ainda é nova - a primeira turma no País concluiu o curso em 2005. O salário de um profissional em início de carreira é de cerca de R$ 3.000.

O engenheiro biomédico pode atuar em várias frentes, entre elas desenvolvimento de bancos de dados e softwares para diagnóstico de doenças e realização de terapias, avaliação de equipamentos que devem ser adquiridos pelos centros de saúde e odontológicos, além do projeto e gerenciamento de equipamentos, incluindo próteses e outros instrumentos que dão auxílio à locomoção. 

ESTÁGIO
Marcos Vinícius da Silva, 24, está no quarto ano do curso e conseguiu estágio. Ele sempre gostou de medicina, mas por ter facilidade com exatas, ficou em dúvida sobre que profissão seguir. "Quando descobri a engenharia biomédica, juntei o útil ao agradável. É uma profissão técnica que faz a diferença na vida do ser humano".

Silva trabalha com gerenciamento de projetos de equipamentos médicos. Ele acompanha o cliente desde a venda da máquina até a primeira manutenção preventiva. Também promove treinamentos com médicos para que aprendam como manusear a máquina.

Por ser um curso novo, há muitos engenheiros de outras aéreas que ocupam cargos relacionados a biomédicas. "Dentro de hospitais, é muito comum que engenheiros químicos cuidem da manutenção de equipamentos, ou mesmo compra e venda", disse Silva. Mas ele acredita que, conforme novos alunos concluam a formação, haverá oportunidade para todos no mercado.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;