Setecidades Titulo
Revitalização da Marechal Deodoro avança
Bruna Gonçalves
15/03/2011 | 07:28
Compartilhar notícia


A revitalização da Rua Marechal Deodoro, principal corredor comercial de São Bernardo, começa a sair do papel. A primeira fase do projeto será a realização de melhorias na Praça da Matriz.

Segundo o secretário de Planejamento Urbano Alfredo Buso, as obras começarão pela praça por causa da comemoração dos 200 anos da paróquia, em 2012. "Até meados de abril será aberto o processo de licitação. Acredito que, depois, leve seis meses para a conclusão."

A reestruturação prevê a valorização da capela e da igreja, recuo da banca de jornal para o interior da praça e construção de calçadas adaptadas. "Terá um café e banheiro público. Além disso, um reforço na segurança", pontuou.

Quanto ao investimento, Buso disse que ainda não foi fechado. "Estamos buscando patrocinadores privados para nos ajudar com a revitalização de toda a Marechal."

A revitalização da Rua Marechal Deodoro vai levar mais tempo, já que requer planejamento e logística para não afetar o comércio e o trânsito.

Dentre as propostas estão a instalação subterrânea da rede elétrica, alargamento de passeios, retirada das vagas de estacionamento e reorganização das áreas para estacionar. Também terá mudanças na comunicação visual das lojas e monitoramento por câmeras.

"A expectativa é de que a obra esteja pronta no ano que vem. Queremos valorizar o local, que é uma importante área comercial."

 

PROJETO

Na sexta-feira, o projeto foi apresentado para comerciantes e ao padre Giuseppe Bortolato, da Igreja Matriz. "Ouvimos as sugestões e estamos fazendo a readequações", ressalta o secretário.

Para Giuseppe, a reunião foi bem positiva. "As melhorias na praça e na Rua Marechal Deodoro vão trazer de volta um espaço que antes estava malconservado. Aqui é um ponto importante da cidade. É preciso conscientizar todos para a conservação."

Os comerciantes aprovam a proposta, mas fazem ressalvas. "A iniciativa é boa, mas falta divulgação. Eu mesmo queria ter participado da reunião. Afinal, quero saber o destino da minha banca, que já mudou duas vezes aqui na praça", afirma o proprietário da banca de jornal José Antonio Ferreira, 56 anos.

Para o taxista Márcio Antonio de Pinho, 41, a praça está abandonada e a Rua Marechal Deodoro precisa de atenção. "Só acredito vendo essas mudanças. Espero que tenha conservação e que o trânsito, que à tarde e aos sábados é ruim, melhore", disse Pinho, que trabalha no ponto da praça.

Para o proprietário de um comércio de chocolates na Rua Rio Branco, Leonardo Forneças, 47, falta a opinião do comércio. "Somos os mais interessados. Tem que ter ações que retirem e deem atenção aos moradores de rua que vivem na praça. Além disso, o trânsito e a violência na região espantam clientes e os frequentadores da praça."

 

Licitação de obras contra enchentes deve iniciar em abril

A Prefeitura de São Bernardo programa no próximo mês a licitação para as obras contra enchentes.

Dentre as propostas está a drenagem na Rua Jurubatuba, no Centro. A obra prevê a construção de galerias para tentar acabar com as enchentes na rua e minimizar a quantidade de água que chega até a Avenida Faria Lima.

Mesmo assim será preciso outras obras para conter os problemas.

O investimento será de cerca de R$ 205 milhões, por meio de recursos do PAC 2 (Programa de Aceleração do Crescimento). A previsão de conclusão é de dois anos.

Segundo o secretário de Serviços Urbanos José Cloves da Silva, após a definição do vencedor da licitação, deverá levar até quatro meses para a conclusão da obra. "Assim que for definida a empresa, iniciamos."

 

INVESTIMENTO

Também está no planejamento outros R$ 400 milhões para investimentos. Serão realizadas microdrenagens na Vila Vivaldi, que beneficiarão também a Vila Helena e Jardim Orlandina.

Além disso, haverá a canalização de dois corrégos: Capuava, no Demarchi, e Pindorama, no Jordanópolis.

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;