Setecidades Titulo
Diadema recebe verba do governo federal para Aids
Andrea Catão Maziero
Do Diário do Grande ABC
23/09/2001 | 19:16
Compartilhar notícia


O Ministério da Saúde vai repassar nesta semana para a Prefeitura de Diadema R$ 704 mil que serão aplicados no desenvolvimento de ações de prevenção, diagnóstico e tratamento de Aids e DST (Doenças Sexualmente Transmissíveis). O repasse faz parte do POA (Plano Operativo Anual), criado pelo governo federal em 1999 para que os municípios implementassem programas com esta finalidade. Segundo o Ministério, apenas 19 prefeituras renovaram o contrato para continuar a receber os recursos.

Atualmente, segundo o secretário de Saúde de Diadema, Rodolpho Repullo Júnior, 400 pessoas residentes no município passam pelo tratamento de DST/Aids no hospital-dia, no Coas (Centro de Orientação e Apoio Sorológico) e no Programa de Atenção Domiciliar.

“Este é o terceiro ano que recebemos a verba do governo federal. E a cada ano a contrapartida do Ministério da Saúde é menor, enquanto que do município aumenta”, disse. Segundo ele, os recursos serão aplicados em equipamentos, na compra de materiais diversos para a realização de exames (como o teste para a infecção pelo vírus HIV) e treinamento de pessoal.

O repasse, no entanto, conforme prevê o contrato do POA, não pode ser utilizado na compra de medicamentos, como o coquetel antiaids. Estes são enviados diretamente pelo Ministério da Saúde, governo estadual ou adquiridos pelo município.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;