Setecidades Titulo
Mauá quer elevar coleta de sangue
Luciana Sereno
Do Diário do Grande ABC
14/03/2003 | 22:54
Compartilhar notícia


A Prefeitura de Mauá, em parceria com o Hemocentro de São Caetano, inicia neste sábado uma campanha de coleta de sangue para aumentar o estoque que abastece o Grande ABC. As coletas acontecerão no Hospital Nardini, no último sábado do mês. A expectativa é de que a cada dia de atividade sejam arrecadas de 70 a 80 bolsas de sangue. Cada unidade coleta até 450 mililitros. A primeira sessão da campanha intitulada Mauá Dá o Sangue, excepcionalmente, acontece neste sábado das 7h às 14h.

Com a arrecadação, o Hemocentro espera ampliar o abastecimento uma vez que atualmente apenas 50% da demanda é atendida. Atualmente, a capacidade de fornecimento do banco de sangue é de 500 bolsas prontas por mês. Cada bolsa coletada, após passar por um processo de centrifugação, transforma-se em duas prontas para a transfusão. Para ser um doador é necessário ter entre 18 e 66 anos e peso igual ou superior a 50 quilos. O doador não deve estar em jejum e nem pode ter ingerido bebida alcoólica quatro horas antes da coleta. É importante que tenha dormido pelo menos seis horas e não ter recebido transfusão nos últimos dez anos. Pessoas tatuadas há menos de um ano ou que tenham feito acupuntura nos últimos doze meses não podem doar. Para homens, o tempo de espera entre uma doação e outra é de 60 dias. As mulheres devem respeitar um intervalo de três meses.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;