Memória Titulo Memória
Futebol no campo da História

O título de hoje lembra uma das mesas do 1º Congresso de História do Grande ABC: Museu de Santo André, 1990.

Ademir Medici
16/12/2015 | 07:00
Compartilhar notícia


Do alto da cabine de imprensa, Mauricio Silva, do Diário, fotografa a distribuição dos jogadores no meio campo da decisão do Campeonato Andreense 2015, categoria Star. Chovia forte. A bola é dominada por Sena, do São Jorge; o Alvinegro organiza verdadeira muralha para buscar o contra-ataque. Taticamente, essa é uma das explicações para a conquista do chamado Pantera Negra de Utinga frente ao Guerreiro de Cidade São Jorge, sábado último.

Mas não foram as táticas futebolísticas que nos animaram a cobrir o campeonato destes jovens cinquentões. Em 12 tardes de sábados visitamos a várzea andreense e reencontramos a alegria de outrora do futebol.

Encontramos também campos péssimos, mas não é disto que queremos tratar hoje, prezado prefeito Carlos Grana – que nem bola deu aos nossos protestos. Pena! O que queremos registrar, em especial às novas gerações, é mais uma faceta da pauta jornalística da Memória.

Desta vez foi o futebol veterano. Mas poderiam ser muitas coisas mais, pois memória é algo muito mais vivo do que se possa supor. Deu Alvinegro, mas vimos o velho Corinthians retornando e o Ipanema jogando em homenagem ao Braguinha que se foi.

A guerreira Suzana, Jarrão e Zezão, “sob a proteção de Nossa Senhora”. Os doutores Dire e Vilmar. Os eternos Bona, Arnaldinho, Castilho, Melo e Tapeti. Os veteraníssimos Pelé e Izé. Luizão cuidando do campo do Humaitá.

Ficamos felizes em ter apresentado a vocês vários árbitros e representantes da Liga, entre eles uma mulher. Professor Humberto Melo, exemplo de superação. Carlos Alberto, o do apelido impublicável. E tantos novos amigos mais...

Se tivéssemos que escolher o craque Star, o voto seria para o goleiro Eli – e não apenas pelas suas atuações em campo. Eli chega ao estádio de terno, na maior estica, e é o que mais se concentra. Reza silenciosamente, que ele é um homem de fé. Acreditem, nem o amendoim do Galinha da Vila Matarazzo chama a sua atenção.

Diário há 30 anos

Domingo, 15 de dezembro de 1985 – ano 28, nº 6008

Movimento sindical – Economistas do Dieese em Moscou. O ano de 1986 será o das greves contra o Fundo Monetário. Aleksandar Jovanovic entrevista o sociólogo Aparecido Faria.

Nota – Trinta anos depois, Jovanovic segue carreira acadêmica e Aparecido Faria coordena a construção da memória dos mártires do trabalho no Grande ABC durante a ditadura militar.

Tragédia – Bueiro sem tampa provoca a morte de duas crianças em Vila Palmares.

Em 16 de dezembro de...

1915 – Grupo Escolar de Santo André repete a programação de final do ano do dia anterior, já que o espaço do Teatro Carlos Gomes foi insuficiente para a entrada de todos os pais.

- O Carlos Gomes ficava na Rua Coronel Oliveira Lima, junto ao atual Largo da Estátua, em imóvel hoje transformado em casa comercial.

Para a festa de 1915, o teatro foi ornamentado com festões, escudos, bandeiras e flores.

1935 – Fundado o São Paulo FC.

1965 – Lançada a pedra fundamental da sede própria da Casa da Esperança, em Santo André.

1990 – E o Corinthians conquista o primeiro título brasileiro de futebol.

Hoje

- Dia do Reservista

- Dia do Teatro Amador

Santos do Dia

- Santa Adelaide (Borgonha, França, 931 – Alemanha 999). Uma vida mesclada de glória e sofrimento. Tornou-se a imperatriz regente da Alemanha. Nos últimos anos foi para o convento beneditino na Alsácia, na França, onde faleceu.

Colaboração: Padre Evaldo César de Souza

- Albina

- Ananias

- Misael 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;