Sua Saúde Titulo Sua Saúde
Insolação - Dr. Leo Khan

Fator externo que acomete um indivíduo quando é exposto a um ambiente de calor...

Dr. Leo Khan
04/12/2015 | 07:00
Compartilhar notícia


Fator externo que acomete um indivíduo quando é exposto a um ambiente de calor intenso e seco, geralmente com excesso de sol, causando distúrbios no controle de temperatura do corpo. O sistema de transpiração regula a temperatura corporal, porém, em algumas circunstâncias, não é suficiente, fazendo com que suba rapidamente, atingindo até 41ºC em poucos minutos, podendo até danificar o cérebro e outros órgãos vitais e levar a morte. Quando a umidade está alta, o suor não evapora rapidamente, impedindo que o corpo libere calor mais rapidamente.

O mormaço costuma ser até mais perigoso que o céu claro. Quando o tempo está nublado, o nível de radiação solar chega a 70% do dia com céu aberto, o que é suficiente para causar danos à pele. O uso de guarda-sol não protege contra a radiação. Mesmo não estando diretamente exposto ao sol, é possível sofrer intermação. Isso acontece porque a areia reflete os raios solares, o que acaba elevando a temperatura do corpo pelo calor e não exatamente pela exposição ao sol, com sintomas idênticos aos da insolação.

Outras causas que podem levar a intermação são excesso de atividade física em ambiente quente e úmido, exposição solar prolongada utilizando roupas inadequadas, entre outras.

A hipertermia maligna é uma síndrome miopática hipermetabólica induzida por estresse ou agentes químicos que também se manifesta por aumento súbito da temperatura corporal, contrações musculares, acidose metabólica e arritmias ventriculares, podendo ocorrer durante indução anestésica.

Fatores de risco:

- Crianças de 0 a 4 anos, idosos, obesidade, febre, desidratação, cardiopatias, doenças circulatórias, queimaduras, abuso de álcool e algumas medicações.

Sinais e sintomas:

- Temperatura elevada, pele avermelhada, quente e seca, taquicardia, cefaleia latejante, tontura, náusea, confusão mental e perda da consciência.

O diagnóstico é feito pelo médico por meio do histórico do paciente, do exame clínico e de alguns exames laboratoriais.

Saiba mais:

- Evite o sol direto entre 10h e 16h.

- Não faça exercícios físicos sob o sol neste horário.

- Beba líquidos, principalmente água e sucos naturais, para se hidratar.

- Utilize roupas leves, de algodão e cores claras.

- Use óculos escuros para proteger os olhos.

- Borrife água fria pelo corpo.

- Evite bebidas alcoólicas.

- Consuma frutas e verduras.

- Tome banho de água fria.

- Utilize toalhas molhadas em água fria para diminuir a temperatura corporal principalmente na face, pescoço, axilas e virilha.

- Use hidratantes corporais.

- Fique em lugares frescos, arejados e à sombra, de preferência com ar condicionado frio ou sob o fluxo de um ventilador.

- Se o caso for grave e a pessoa estiver inconsciente, deite-a com a cabeça de lado para evitar que ela aspire possíveis vômitos.

Procure um médico.

* Se você tem dúvidas sobre saúde, envie um e-mail para leo.kahn@uol.com.br ou visite o site www.vivaintegral.com.br 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;