Setecidades Titulo
Foco no meio ambiente ajuda a fazer redação
Evandro Enoshita
Do Diário do Grande ABC
22/09/2009 | 07:08
Compartilhar notícia


O Desafio de Redação chegou a São Caetano e as escolas particulares da cidade acreditam que o sistema de ensino da cidade oferece todas as vantagens necessárias para os alunos vencerem a competição promovida pelo Diário, em parceria com a USCS (Universidade Municipal de São Caetano do Sul) e o DAE (Departamento de Água e Esgoto) do município.

Para a assistente de direção do Colégio Eduardo Gomes, Maria Helena Costa, o diferencial da instituição em que ela trabalha é o incentivo para o desenvolvimento de projetos de sustentabilidade ambiental - o que cabe perfeitamente com o tema deste ano do Desafio: Água: a Vida do Planeta.

"Tanto os professores propõem um tema, quanto os alunos são estimulados a sugerir um enfoque de trabalho", explica Maria Helena. "Um dos temas que já foram abordados é a questão da reciclagem."

E ao que parece, pelas redações produzidas para o concurso, os estudantes tiraram de letra a lição. Aluna do 2º ano do Ensino Médio, Maria Beatriz Motta, 15 anos, mesclou economia, história e ecologia em seu texto para o Desafio. "Falei da importância econômica da água desde as primeiras civilizações até a sociedade industrial. Essa importãncia é algo que me chama muito a atenção."

Também do 2º ano, Carlos Alberto Martinucci Junior, 16, falou sobre a importância dos recursos hídricos para a economia, mas tirou sua inspiração de outra fonte. "Gosto de acompanhar os jornais, e foi isso que me influenciou na hora de falar da água."

Competição -  Desafio de Redação irá premiar as melhores redações de estudantes de todo o Grande ABC. Os vencedores do concurso serão anunciados no dia 11 de novembro. Dentre os prêmios disponíveis estão televisores, bicicletas e computadores, além da bolsa de estudos na USCS.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;