Economia Titulo
Grupo francês está prestes a comprar a indústria Panex
Isaías Dalle
Do Diário do Grande ABC
27/04/2005 | 12:47
Compartilhar notícia


O grupo francês Seb negocia a compra da Panex, fabricante de panelas localizada em São Bernardo, segundo apurou a reportagem do Diário. Externamente, a negociação é mantida sob sigilo, mas, internamente, de acordo com o Sindicato dos Metalúrgicos do Grande ABC, é debatida abertamente entre os 650 funcionários dos diferentes escalões da empresa.

Procurada pela reportagem, a direção da indústria não desmente a informação. Apenas diz que não há informações oficiais a fornecer. Além de fabricar panelas que levam o nome da empresa, a Panex é detentora das marcas Rochedo, Clock e Penedo.

No ano passado, faturou aproximadamente R$ 140 milhões, 15% a mais que em 2003. A produção anual equivale a 700 mil toneladas de alumínio processadas. A Panex não negocia ações em bolsa de valores.

Já o grupo Seb é líder mundial no mercado de eletroportáteis. No Brasil, adquiriu a Arno, em 1997. Do exterior, trouxe a linha de eletrodomésticos de luxo Moulinex e a T-Fal, marca registrada de revestimento antiaderente para panelas. Procurada pela reportagem, a Seb não deu resposta à ligação até o fechamento desta edição.

O Sindicato dos Metalúrgicos do ABC (filiado à CUT) confirma as negociações, que teriam se iniciado na metade do ano passado. “Os trabalhadores estão apreensivos. Esperamos o fim das negociações para poder definir como será nosso relacionamento com os futuros proprietários”, afirma José Paulo da Silva Nogueira, coordenador da sede do sindicato e trabalhador da Panex. Não há atrasos de salários, e a empresa tem boa saúde financeira, reconhece o Sindicato dos Metalúrgicos.

Se confirmada, essa será a segunda vez que a Panex será vendida a um grupo estrangeiro. Em 1998, a empresa passou às mãos do grupo norte-americano Newell Rubbermaid. Os valores da transação nunca foram divulgados pelas partes. No ano passado, a família Cury, que fundou a Panex há 57 anos, comprou a empresa de volta, também manteve sob sigilo os valores da negociação.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;