Economia Titulo
Para Lula, maior arrecadação recuperará aposentadoria
09/03/2010 | 07:00
Compartilhar notícia


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse ontem que é possível melhorar o ganho dos aposentados na medida que a receita da Previdência cresça. Em entrevista a uma rádio evangélica no Rio, ele disse que "vai crescer a oferta de emprego e, certamente, a Previdência vai ter mais dinheiro".

Uma parte desse acréscimo de receita pode ser usado para ampliar os benefícios aos aposentados, "até para que eles participem do crescimento do PIB brasileiro", disse. No entanto, Lula também afirmou que o governo fez a "opção primeira" de recuperar o salário-mínimo. E lembrou que em seu governo o mínimo já subiu 68%. "E vamos continuar aumentando, porque na nossa proposta, até 2023, o salário-mínimo vai aumentando acima da inflação e vai aumentando, também, combinado com o crescimento do PIB", disse.

A proposta de crescimento real do mínimo até 2023 consta da Medida Provisória 474, de 23 dezembro, que está para ser votada pelo plenário da Câmara dos Deputados. Os aposentados que ganham salário mínimo aproveitariam esse crescimento.

"E obviamente que quando nós chegarmos a um nível de boa recuperação do salário-mínimo, estão criadas as condições para começar a recuperar e aumentar o salário dos aposentados", afirmou o presidente, referindo-se aos que ganham mais de um salário.

Lula comparou que "só se pode dar para o filho aquilo que a gente pode dar". Completou que "se a gente não tiver dinheiro, não vai dar". Lula afirmou ainda que quer "fazer ajuste no fator previdenciário".




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;