Setecidades Titulo 20 de novembro
Grande ABC celebra Consciência Negra

Data traz à tona a luta contra a discriminação racial e os avanços conquistados por movimentos

Daniel Macário
Do Diário do Grande ABC
20/11/2015 | 07:00
Compartilhar notícia
Andréa Iseki/DGABC


O Dia da Consciência Negra, celebrado hoje com eventos que acontecem por todo o território brasileiro, traz à tona o debate da desigualdade racial que parcela da população ainda enfrenta diariamente. De acordo com lideranças, a data é ocasião ideal para que todos possam renovar a luta contra o preconceito.

Um dos fundadores do Movimento Negro de Santo André, João de Campos, 75 anos, afirma que a situação dos negros avançou de forma positiva no País. “Houve muitas melhoras desde o ano que inauguramos o movimento, em 1972. Naquela época os grupos de negros precisavam se esconder. Atualmente, nas próprias instituições de ensino os professores ensinam que brancos e negros são irmãos. Nunca que o Joaquim Barbosa seria ministro anos atrás”, relata.

Apesar disso, Campos afirma que ainda falta para boa parte dos jovens mais conhecimento sobre a história dos negros no País. “Tivemos grande influência na música brasileira e diversos outros pontos da cultura nacional. Mas, infelizmente, sinto que essa nova geração não sabe disso. Muitos, inclusive, têm receio de dizer que são negros. Acredito que se todos tiverem essa bagagem de informação, vão conseguir lutar contra o preconceito.”

Hoje municípios do Grande ABC celebram a data com programação especial. Em Diadema, que é a cidade com a quarta maior população negra do País, caminhada celebra a data com a festa Kizomba, que conta todos os anos com programação diferenciada e especial para celebrar a cultura, tradições e direitos dos negros. O Cortejo sairá da Praça Lauro Michels, às 15h, rumo ao Teatro Clara Nunes, onde haverá ação cultural com capoeira, teatro, dança e música.

São Bernardo, por sua vez, realiza a Segunda Marcha para Zumbi dos Palmares e a Oitava Cerimônia Das Águas. A concentração para a marcha, às 13h, será na Praça Lauro Gomes. De lá, o grupo seguirá pela Rua Marechal Deodoro até a Praça da Igreja Matriz.

Já São Caetano realiza, a partir das 19h, no Clube Tamoyo (Rua São Paulo, 200, bairro Cerâmica), com entrada gratuita, a Festa da Comunidade Negra – Lutar, Resistir e Transformar, que levará ao público as atrações musicais Banda Sentido Único e Amizade Perfeita, além de exposições.

Em Santo André, caminhada e show na Concha Acústica vão marcar a data. A concentração para a marchá será às 10h, na esquina das ruas Elisa Flaquer e Álvares de Azevedo, região central da cidade. Os shows começam ao meio-dia e segue até as 16h. Já amanhã, o Cesa Cata Preta, no Parque João Ramalho, recebe a Oficina de Promoção de Saúde, conjunto de ações voltadas para a transmissão de informações sobre práticas saudáveis, serviços de prevenção de doenças e para o cuidado integral da saúde. Das 9h às 16h, oficinas e apresentações culturais serão realizadas no espaço, tendo como foco especial a saúde da população negra. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;