Setecidades Titulo
Festa Italiana vira mania em Sao Caetano
Andrea Catao Maziero
Da Redaçao
16/07/2000 | 19:09
Compartilhar notícia


  Sao Caetano tem uma tendência natural em promover festas com sabor italiano. Como uma grande família, que aos domingos se reúne em almoços animados em que na mesa reinam as mais diversas massas regadas com muito queijo ralado, os moradores da cidade sempre encontram uma boa desculpa para festejar. Sem esquecer, é claro, que o evento deve contar, obrigatoriamente, com farta oferta de pratos de uma das cozinhas mais populares entre os paulistas. É o caso da Paróquia de Sao Bento, no Bairro Olímpico, que desde o início do mês promove a 7ª ediçao de sua festa italiana.

Com uma média de 5 mil pessoas por fim de semana, o evento é considerado um sucesso entre seus organizadores. "A cada ediçao, cresce mais o número de pessoas que participam da festa. No próximo ano, tentaremos conseguir patrocínio, para deixá-la ainda mais atrativa", disse um dos organizadores, José Luiz Moreira.

Segundo ele, a "desculpa" para dar início à festa italiana foi a comemoraçao ao padroeiro da paróquia, Sao Bento, comemorado no dia 11 deste mês. Anteriormente, durante o mês do santo, eram realizadas quermesses, mas a comunidade resolveu incrementar o cardápio geralmente oferecido em eventos do tipo.

"O dinheiro arrecadado com a festa vai para nossas obras assistenciais e também para a manutençao da igreja. Quando fazíamos a quermesse, a arrecadaçao era menor, pois os moradores pouco participavam. Mesmo tendo um número pequeno de barracas (dez barracas montadas na praça em frente à igreja), a participaçao tem sido cada vez maior", afirmou.

A movimentaçao nos bastidores do evento gastronômico também reúne um número considerável de ajudantes. Cerca de 60 pessoas envolvidas com a paróquia preparam as iguarias que fazem parte do cardápio. A cada dia do evento, segundo Moreira, sao preparados 800 quilos de massa.

No fim de semana que vem, dias 22 e 23, será o último de realizaçao da festa italiana da paróquia. Nos dois dias, o evento terá início às 19h. E, a partir das 20h, show do grupo musical Viva Itália.

A festa conta com barracas de comidas típicas da Itália, como espaguete, nhoque, lasanha, rondeli e frango com polenta. As porçoes estao sendo comercializadas pelo preço médio de R$ 2,50. Além disso, algumas barracas vendem ainda churrasco, doces diversos e bebidas. A Paróquia de Sao Bento fica na rua Bom Pastor, 1.248.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;