Setecidades Titulo
A Vila Alice e as suas mulheres
Camila Brunelli
Do Diário do Grande ABC
24/02/2011 | 07:26
Compartilhar notícia


No primeiro ano em que Valéria de Souza Fragatti Ventura, 33 anos, está à frente da Unidos de Vila Alice, sua aposta é na força da mulher. "Minha diretoria é formada na sua maioria por mulheres. Somos guerreiras."

No ano passado, o então presidente Rock Lame deixou a presidência para se dedicar a projetos pessoais. Passou a faixa para Valéria, que está suando para deixar todas as fantasias do enredo sobre as lutas de classes prontas até o dia do desfile.

Ainda falta 50% das fantasias, mas ela jura que dá tempo. O atraso, segundo a escola, é por conta da programação da subvenção da Prefeitura: a última parcela só saiu no começo do mês.

Atualmente, o ritmo do trabalho no barracão segue em dois turnos, de 12 a 16 horas. "Se a gente parar agora, a gente não vai conseguir", sentenciou Valéria.

A atual presidente e ex-porta-bandeira prefere trabalhar a noite, mas sabe que precisa estar lá durante o dia para coordenar o trabalho da comunidade. "É um entra e sai aqui o dia todo. Mesmo de madrugada, tem gente que vem aqui pegar trabalho para levar para casa."

Por isso, a mandatária fica no barracão improvisado em uma quadra até as 6h. Em casa, toma banho e dorme cerca de quatro horas, para voltar pela manhã. "No Carnaval esqueço de tudo e de todos."

Prova disso é que Valeria pediu demissão do seu emprego para poder coordenar a produção das fantasias e alegorias. O marido evangélico, que no começo não aceitava, agora ajuda no barracão. O filho é mestre-sala.

Quanto à redução dos desfiles em Diadema - os dois grupos em único dia -, o ex-presidente faz crítica. "É injusto com as crianças e com as senhoras de idade que vão desfilar", disse Lame.

Ex-presidente se afasta, mas nem tanto

O nome hollywoodiano do ex-presidente e atual diretor de harmonia da Unidos de Vila Alice não pegou.

Nascido e criado no bairro de Diadema que empresta nome à escola, Rock Lame, apesar do batismo, vem de uma família de sambistas e desde muito pequeno se arrisca nos instrumentos de percussão.

Há 28 anos, Lame se juntou com alguns amigos e formou a primeira escola de samba de Diadema, a Unidos de Vila Alice.

Agora, se afasta da presidência da agremiação. "Temos que dar espaço para novas mentes", explicou. Mas sem abandonar a grande festa que é o Carnaval.

AINDA NO SAMBA
Lame quer tocar projetos pessoais, mas ainda não começou. "Quando a gente é sambista, a gente vive para aquilo", afirmou.

"Acho que ainda não caí em mim. Estou evitando ficar muito no barracão, para não ter uma recaída. Deixa de laboratório para a nova presidência", disse simpático o antigo líder.

A nova presidente, Valéria de Souza Fragatti Ventura, 33, desfila desde que a escola foi fundada, na ala das crianças, destaque, porta-estandarte. "Ele (Lame) é meu mestre. O Rock deixou a presidência, mas não a escola", disse Valéria. "Qualquer dúvida que eu tenho, eu corro para ele."




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;