Setecidades Titulo
Greenpeace vai ao mercado instruir contra transgênico
Andrea Catao Maziero
Da Redaçao
29/09/2000 | 21:13
Compartilhar notícia


Ativistas do Greenpeace estiveram sexta, em frente à loja da Coop da avenida Queirós dos Santos, em Santo André, explicando aos consumidores que eles devem rejeitar produtos industrializados que utilizam soja e milho transgênicos (alimentos geneticamente modificados). O movimento, pela primeira vez realizado no Grande ABC, faz parte da campanha Brasil Livre de Transgênicos, coordenada por entidades ambientalistas e de defesa do consumidor.

O gerente comercial da Coop, Valdomiro Sanches Bardini, disse que os produtos que passaram por testes e foram reprovados por conter alimentos geneticamente modificados foram retirados das prateleiras há um mês.

Em 11 produtos comercializados em supermercados, e fabricados por empresas nacionais e estrangeiras, foram constatadas a presença de milho e soja transgênicos depois de serem submetidos a testes em laboratórios internacionais. A análise foi feita a pedido do Greenpeace e Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor) e divulgada no primeiro semestre deste ano. Nove deles chegaram a ser proibidos pelo Departamento de Vigilância Sanitária do Estado, e tiveram de ser retirados das prateleiras.

De acordo com a ativista Karen Suassuna, que coordenou a atividade em Santo André, a entidade fez novo teste e cons-tatou que mais quatro produtos também levam em sua composiçao soja ou milho transgênico. Sao eles: Sopao sabor galinha, da Knorr; sopa sabor galinha Pokémon, da Arisco; achocolatado Ovomaltine Cereais e fibras, da Novartis; e Mistura para Bolo de Chocolate, da Sadia.

Segundo Karen, como a Knorr foi considerada reincidente - no teste em que 11 produtos foram reprovados está o creme de milho verde Knorr - os ativistas convidaram consumidores a enviar uma carta à direçao da empresa. O texto pedia que esta deixe de utilizar ingredientes geneticamente modificados, por este ser um risco ao meio ambiente e à saúde.

"No Brasil, é proibida a produçao de alimentos transgênicos, mas, mesmo assim, sao utilizados nos produtos que consumimos. Na Europa, a Knorr nao coloca milho e soja transgênicos, pois lá o consumidor os rejeita. Por que aqui nós temos de ser cobaias? É por isso que estamos pressionando a empresa."

Os consumidores poderao ter mais informaçoes sobre os transgênicos no site www.greenpeace.org.br ou pelo telefone 0800-112510.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;