Setecidades Titulo Saúde
Dia de combate à diabetes é marcado por ações na região

Doença atinge 6,2 milhões de pessoas no Brasil; hoje haverá caminhadas e orientações voltadas à prevenção em três cidades

Yago Delbuoni
Especial para o Diário
14/11/2015 | 07:00
Compartilhar notícia
Ari Paleta/DGABC


A região celebra hoje o Dia Mundial da Diabetes, conforme determinação da OMS (Organização Mundial da Saúde). Quando não tratada, a doença, que atinge 6,2 milhões de pessoas no País, pode causar insuficiência renal, amputação de membros, cegueira, infarto e AVC (Acidente Vascular Cerebral). Na região, haverá caminhadas e orientações em três municípios.

A professora de Endocrinologia da Faculdade de Medicina do ABC Maria Ângela Zaccarelli Marino explicou o que é a diabetes. “É caracterizada pelo nível de glicose (açúcar) elevado no sangue. Ocorre quando o pâncreas não produz insulina, que é o hormônio responsável por diminuir a glicemia, suficiente ou quando o organismo não consegue utilizar de maneira eficaz a quantidade que produz.”

A doença tem dois tipos. “O tipo 1 é de origem autoimune,isso é, o pâncreas, que é o órgão produtor da insulina, é agredido por anticorpos e o nível diminui. Como consequência, há aumento da glicemia. Já o tipo 2 é hereditário. Nesse caso existe insulina, mas não é aproveitada, pois existe resistência à sua entrada na célula. Além da hereditariedade, o aumento do peso corporal, hábitos alimentares não saudáveis e falta de atividade física estão diretamente relacionados à diabetes tipo 2, que pode ocorrer em qualquer idade”, explica a médica .

Um dos que conhecem os efeitos da diabetes é o aposentado João Carlos Uchoa Barbosa, 50 anos, que convive com a doença desde os 5, Ele contou que comia doce escondido. “Algumas vezes, fui ao hospital com quadro de hiperglicemia. Até que o enfermeiro que estava cuidando de mim me disse: ‘Você quer morrer?’ Fiquei preocupado.”

Por causa da doença, Barbosa correu o risco de ficar cego. “Alguns microvasos do meu olho estouraram e fiz fotocoagulação a laser por oito anos para não perder a visão.” Além disto, foi obrigado a fazer transplante de rins e pâncreas.

AÇÕES

Na região haverá atividades voltadas à prevenção. Em Santo André, as 33 unidades de Saúde prestarão orientações na próxima semana. Além disso, nos dias 17 e 19 haverá ação preventiva no Atrium Shopping, a partir das 10h.

Em São Bernardo, será realizada caminhada da Adisbec (Associação de Diabetes de São Bernardo) a partir das 9h, da Rua Marechal Deodoro até a Praça da Matriz, onde haverá espaço para falar sobre prevenção. São Caetano também realiza caminhada às 9h, no Espaço Verde Chico Mendes.

Além disso, haverá mutirão das 6h30 às 13h na Rua Senador Flaquer, 72, em Santo André, e no Shopping Praça da Moça, na Rua Manoel da Nóbrega, 712, em Diadema. Em São Bernardo, das 6h30 às 18h, a ação ocorre no São Bernardo Plaza Shopping, na Avenida Rotary, 624.  




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;