Cultura & Lazer Titulo
Fernando Pessoa e a lusofonia são os temas da 11ª Fliporto
13/11/2015 | 09:00
Compartilhar notícia


Era 1919 quando Fernando Pessoa expatriou um de seus heterônimos mais famosos, Ricardo Reis, para o Brasil: e é nesta sexta-feira, 13, que começa aqui a 11ª Festa Literária Internacional de Pernambuco (Fliporto), em Olinda, que, este ano, presta homenagem ao poeta português.

Quem abre a programação é a escritora Manuela Nogueira, sobrinha de Pessoa, que conviveu com ele em seus dez primeiros anos de vida. Ela conversa com o ensaísta português Arnaldo Saraiva, às 19h, no Complexo Educacional de São Bento, onde ocorre toda a programação da Feira - que vai até domingo, 15. Os debates serão transmitidos ao vivo pela web, no site www.fliporto.net.

Outro destaque da programação da Fliporto é o escritor espanhol Javier Cercas, que vem lançar a edição brasileira de O Impostor, seu livro mais recente - neste romance não ficcional (gênero apreciado pelo autor), ele explora a fundo a vida de Enric Marco, um espanhol que, por 50 anos, mentiu sobre seu passado na Guerra Civil e em campos de concentração nazistas, alcançando, nesse meio tempo, certa relevância política com as próprias imposturas.

Fora Cercas, os papos devem se concentrar mesmo na lusofonia. Entre os autores convidados para discutir a obra de Pessoa e os mares de lágrimas de Portugal, estão os portugueses Sérgio Godinho, Miguel Sousa Tavares, André Morgado, Paulo José Miranda e Alfredo Antunes.

O tradutor norte-americano Richard Zenith, um dos maiores difusores da literatura lusófona nos EUA e vencedor do Prêmio Pessoa, concedido a personalidades relacionadas à cultura portuguesa, vai dividir uma mesa com outro tradutor, o israelense Ioram Melcer. Eric Nepomuceno, Luize Valente, Mario Prata, o ilustrador Alexandre Leoni e o professor Pasquale Cipro Neto, que estão na programação, vão conversar sobre literatura, História do Brasil, relações com Portugal, língua portuguesa e outros assuntos.

Com um público estimado de 90 mil pessoas, a Fliporto movimentou R$ 5 milhões na economia da cidade em 2014, de acordo com a organização do evento. Os eventos são gratuitos, e os interessados devem se inscrever no site eventick.com.br.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;