Esportes Titulo
Asafa Powell estabelece novo recorde mundial dos 100m
Da AFP
09/09/2007 | 16:28
Compartilhar notícia


O recordista jamaicano Asafa Powell estabeleceu neste domingo, no meeting de atletismo de Rieti, Itália, o novo recorde mundial dos 100m com o tempo de 9s74.

Powell, 24 anos, superou a si mesmo, já que era sua a marca anterior de 9s77, estabelecida em 14 de junho de 2005 em Atenas.

O jamaicano dominou a prova do meeting de Rieti, acabando à frente do norueguês Saidy Ndure Jaysuma (10.07) e do campeão mundial de 2003, Kim Collins (10.14).

No meeting de Estocolmo, no início de agosto último, Powell disse que se sentia capaz "bater o recorde mundial neste ano". Interrogado sobre seus limites, assegurou que se situavam em "9s74 ou 9s73, quem sabe abaixo de 9s70".

No Campeonato Mundial de Atletismo de Osaka, Japão, o jamaicano fracassou na sua tentativa, ficando apenas na terceira colocação com 9s96, atrás do americano Tyson Gay (9.85) e baamense Derrick Atkins (9.91).

Nesta temporada a melhor marca estava em poder de Tyson Gay, com 9s84, obtida em 22 de junho em Indianápolis, Estados Unidos.

Powell pode gritar novamente: "Sou o homem mais rápido do mundo!". Seu maior rival, o americano Justin Gatlin, com quem compartilhava a ex-marca desde 12 de maio de 2006 em Doha, está suspenso por oito anos. Sanção que recebeu por ter sido flagrado em um exame antidoping.

No entanto, Powell teve um péssimo início de temporada. Vítima de uma tendinite no joelho direito, não pôde disputar as primeiras provas da temporada e quase perdeu seu título de campeão da Jamaica.

Mas seus recordes não fazem esquecer seus fracassos. Powell é incapaz de suportar a pressão dos grandes acontecimentos esportivos. No Mundial de 2003 foi desclassificado por queimar a largada. Em 2004, nos Jogos Olímpicos de Atenas, onde era franco favorito, foi o quinto colocado, e não pôde disputar o Mundial de Helsinque - 2005 por causa de uma lesão nos adutores.

Seu primeiro título intercontinental data de 2006 nos Jogos da Commonwealth. Desde então, Powell sempre correu abaixo dos 10 segundos, com uma arrancada sem comparação e um ritmo destacado.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;