Setecidades Titulo
Fundaçao inaugura centro de emergência
Valéria Cabrera
Da Redaçao
20/08/2000 | 20:35
Compartilhar notícia


A Faculdade de Medicina da Fundaçao do ABC, em Santo André, em parceria com o Incor (Instituto do Coraçao), inaugura nesta segunda o Centro de Treinamento em Emergências Cardiovasculares e Laboratório de Habilidades. O objetivo é treinar profissionais da área da saúde e também os leigos para darem os primeiros socorros a pessoas com paradas cardíacas e respiratórias.

O centro exigiu investimentos de aproximadamente R$ 100 mil, segundo o diretor da Faculdade de Medicina do ABC, Milton Borrelli, valor doado por médicos da instituiçao.

O treinamento será feito por meio de um curso com oito horas de duraçao, realizado num único dia. Esse tempo será dividido entre aulas teóricas, no período da manha, e práticas, à tarde. Os alunos aprenderao a fazer a reanimaçao cardíaca, inclusive usando o desfibrilador (aparelho que faz com que o coraçao volte a funcionar), e a desobstruir vias aéreas (respiratórias), tanto em adultos quanto em crianças e bebês.

De acordo com o diretor do centro, Flávio Mendes de Oliveira, a parte prática do curso contará com a ajuda de bonecos em tamanho natural que servirao para ilustrar o funcionamento do corpo humano. Os protótipos, importados dos Estados Unidos, possuem sensores que identificam se o movimento está sendo feito de maneira correta.

"Uma respiraçao boca-a-boca feita com muita força, por exemplo, faz com que o ar vá para o esôfago e nao para a traquéia, como deveria. A massagem cardíaca também tem de ser feita no local correto, caso contrário, pode causar fratura de costela", explicou o diretor do centro.

Segundo Oliveira, é importante que as pessoas com paradas cardíacas ou respiratórias recebam atendimento nos primeiros quatro minutos. Caso contrário, a possibilidade de sobrevivência diminui e, caso isso ocorra, a pessoa pode ficar com graves problemas neurológicos.

O valor do curso oferecido pela Faculdade de Medicina do ABC ainda nao está definido. "É um treinamento caro por causa do material utilizado. Pretendemos sensibilizar empresas para que possam financiar os gastos." O valor do curso dado pelo Incor é de R$ 150.

O Centro de Treinamento vai funcionar no campus da faculdade, que fica na avenida Príncipe de Gales, 821. Pessoas interessadas em participar devem entrar em contato com o Nepas (Núcleo de Estudos, Pesquisa e Assessoria à Saúde) pelos telefones 449-3981, 449-3558 e 449-3071, ramal 238.

Simpósio - No próximo sábado, a Faculdade de Medicina do ABC sediará o 1º Simpósio Internacional de Atendimento às Emergências Médicas do ABCD. Inscriçoes e informaçoes pelos telefones 7677-4011, ramal 232, ou 5563-5000, ramais 333 e 337.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;